CONFIRA DESTAQUES
Semana tem polêmicas políticas, cinegrafista preso e escândalo de assédio sexual
Thalyta Amaral
A semana em Mato Grosso foi marcada por várias polêmicas em diversas áreas. Da política à polícia, os últimos dias foram agitados. Confira as principais notícias da semana.
Denúncia de assédio sexual
A semana começou intensa após ter vazado, no fim de semana, que o motivo da saída do secretário municipal de Trabalho de Cuiabá, William Leite, foi uma denúncia de assédio sexual feita por uma ex-servidora.
O caso repercutiu na Câmara de Cuiabá, com pressão sobre as vereadoras para a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a questão, mas a denúncia acabou sendo encaminhada para uma Comissão Especial criada na última sexta-feira (13). A comissão deverá ouvir testemunhas e analisar documentos antes de emitir um parecer. A Prefeitura informou que acompanha o caso e que eventuais medidas administrativas serão adotadas conforme o andamento das apurações.
Chico 2000 livre
Na terça-feira (10), foi a vez de a Câmara lidar com outra questão: a abertura de uma comissão processante para investigar o vereador Chico 2000 (PL), afastado do cargo por suposto desvio de emendas parlamentares para o pagamento de propina. Apesar da pressão, por 15 votos a 7, foi rejeitada a abertura da investigação.
Com a decisão, o parlamentar segue afastado por determinação judicial, mas sem a abertura de processo político-administrativo no Legislativo municipal. O caso continua sob investigação das autoridades competentes.
Queda de avião com morte de piloto
Já na quarta-feira (11), uma tragédia abalou Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá): a queda de um avião agrícola às margens da BR-070. Com o impacto, morreu o piloto Patrick Grundler, de 23 anos, que estava em sua primeira temporada como piloto oficial.
Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente ainda são apuradas pelos órgãos responsáveis pela aviação civil, que devem analisar as condições da aeronave, o plano de voo e possíveis fatores climáticos.
Cinegrafista preso por estupro de criança
E, para fechar a semana, a sexta-feira teve ainda a prisão do cinegrafista e ex-servidor público, André Anderson Santos Rezende.
Ele é acusado de estuprar uma menina de 10 anos em Várzea Grande na última semana. No sábado (7), ele chegou a ser ouvido sobre o caso, por causa dos registros das câmeras de segurança da rua onde teria levado a criança, mas negou o crime. No entanto, acabou sendo preso, tendo em vista as provas reunidas pela investigação.



