A Arena Pantanal foi tomada por um verdadeiro mar de fé durante o encerramento da 39ª edição do Vinde e Vede. Ao longo dos quatro dias de programação, cerca de 130 mil pessoas passaram pelo local, consolidando o evento como um dos maiores encontros católicos do Centro-Oeste brasileiro.
O encerramento do Vinde e Vede 2026 foi realizado na noite desta terça-feira (17), reunindo milhares de fiéis para um momento de intensa espiritualidade, louvor e comunhão. O momento ápice foi a celebração da Santa Missa de encerramento que também foi o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026.
“A Campanha da Fraternidade de 2026 tem como tema: Fraternidade e Moradia. Um apelo aos cristãos para sensibilização daqueles que não possuem moradia ou não possuem qualidade digna em suas residências”, ressalta o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário.
De acordo com a equipe organizadora, o público expressivo confirma a força do evento, que já se tornou tradição no período do Carnaval em Cuiabá. Em 2027, a Arquidiocese de Cuiabá, que aperfeiçoa o evento a cada edição, fará uma programação especial para celebrar os 40 anos do Vinde e Vede.
“Concluímos esse Encontro com o coração aliviado por tudo vivido em quatro dias de muito trabalho”, destaca Adriano Botelho, coordenador do evento.
O momento central do evento, que reuniu os fiéis em torno do altar para agradecer pelos dias vividos e renovar o compromisso com a fé, também reuniu padres da Arquidiocese de Cuiabá que, nesses dias, estiveram atendendo diversas confissões dos fiéis que se preparam para o período quaresmal.
O Vinde e Vede também contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, que prestigiaram a programação ao longo dos quatro dias de evento. Estiveram presentes a deputada federal Coronel Fernanda e o deputado Federal Coronel Assis; os deputados estaduais Julio Campos, Janaina Riva e o deputado Beto 2 a 1; o vereador Dias; o secretário adjunto da Casa Civil, Jefferson Moreno; a secretária adjunta de Turismo, Maria Leócia; a secretária de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Francyanne Siqueira; a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela; o secretário de Cultura, Johnny Everson; a secretária de Habitação, Michelle Almeida; o secretário de Limpeza Urbana (Limpurb), Felipe Wellaton; o secretário de Orçamento, Nivaldo de Almeida; o tenente-coronel Queiroz, comandante do 1º Comando Regional; o ajudante de ordens do governador, coronel Mendes, acompanhado de sua esposa; o governador do Estado de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta não compareceu, mas enviou representação para a também primeira-dama do Estado, Virginia Mendes; o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, vereadora Samanta Iris; a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.



