NÃO VÊ INTERESSE PÚBLICO
“Vão sentir vergonha”, diz Abilio ao barrar campeonato de “Farmar Aura no Parque das Águas
Patrícia Neves/ Renato Ferreira
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (23) que a Prefeitura impedirá a realização do 1º Campeonato de “Farmar Aura”, previsto para esta sexta-feira (24), no Parque das Águas. Além de alegar que o evento não possui autorização para uso do espaço público, o gestor criticou a proposta e afirmou que ela não atende ao interesse coletivo, chegando a dizer que a iniciativa “diminui a imagem do ser humano”.
A declaração foi dada durante entrevista à imprensa, um dia após o prefeito informar, pelas redes sociais, que o campeonato não estava autorizado. Segundo Abilio, o município não concederá o alvará porque os organizadores não cumpriram as exigências legais e porque o evento, em sua avaliação, não possui interesse público.
“Não há interesse público. O Parque das Águas preza pelo uso daquele espaço de forma que edifica a família, que promove esporte e lazer, e não essas coisas que vão diminuir a imagem do ser humano”, afirmou.
Em tom crítico, o prefeito também ironizou a tendência que viralizou entre adolescentes e jovens nas redes sociais. Para ele, a prática representa uma “moda passageira” e será vista com constrangimento pelos próprios participantes no futuro.
“Acredito que, no futuro, as pessoas que fazem parte dessa brincadeira vão sentir muita vergonha de ter participado disso. Ainda mais uma pessoa adulta participando de uma atividade como essa. Acho meio constrangedor”, declarou.
Abilio explicou que os organizadores não solicitaram autorização para utilizar o Parque das Águas nem apresentaram responsável técnico para o evento, requisitos necessários para a emissão do alvará.
“Para ter um evento desse, existe todo um protocolo. Não houve solicitação de uso da área pública, não houve responsável técnico e um dos critérios para liberar o espaço é justamente o interesse público. Nesse caso, a gente percebe, inclusive pelas manifestações nas redes sociais, que isso não existe”, disse.
O prefeito também descartou a necessidade de reforçar o policiamento no horário em que a competição estava marcada.
“Não vai ter nem necessidade de reforçar a segurança, porque o evento não vai acontecer. Se alguém tentar realizar essa atividade, a Prefeitura vai impedir para não prejudicar quem utiliza normalmente o Parque das Águas”, afirmou.
O campeonato ganhou repercussão nacional após um vídeo de divulgação viralizar nas redes sociais. A proposta era reunir participantes para disputar, durante um minuto, quem demonstraria mais “aura” por meio de poses, expressões, memes e carisma. Os organizadores anunciavam premiação de R$ 100 para o vencedor, R$ 50 para o segundo colocado e um “baguncinha” para o terceiro.
A expressão “farmar aura” surgiu da combinação entre a linguagem dos videogames e as redes sociais. “Farmar” significa acumular pontos ou recursos de forma repetitiva, enquanto “aura” representa carisma, estilo ou respeito. Na prática, a gíria é usada para descrever momentos em que alguém conquista admiração por uma atitude considerada marcante, engraçada ou estilosa.


