The news is by your side.

Secretário de Saúde diz que Estado vai se empenhar em quem quer viver

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Durante a entrega do Lar Doce Lar, unidade do Ciaps Adauto Botelho na manhã desta sexta-feira (11), o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo criticou o negacionismo que tem impedido o avanço da cobertura vacinal contra a covid-19 em Mato Grosso. Ele comentou também que os municípios tem encontrado dificuldade em convencer a população.

 

“Temos mais de 70% da população que receberam as duas doses. Mas, essa onda de negacionismo que existe em relação à vacina, é uma outra pandemia que ocorre paralelamente e dificulta o trabalho de todas as estratégias estabelecidas nos municípios. Nós estamos focando nossa energia especialmente naqueles que querem viver, e não mais naqueles que querem morrer”, disparou.

 

Ele também comentou que o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão de quarta-feira (09), vedando o Poder Público de exigir a apresentação de comprovação de qualquer tipo de vacinação para acesso aos estabelecimentos públicos e privados, no âmbito do Estado de Mato Grosso, é um projeto que nasce natimorto porque não vai vingar.

 

“Essas decisões que se tomam, à revelia do que diz a própria legislação nacional, eu acho que é um projeto que nasce natimorto, ou seja, ela não vai vingar. Ele não vai ter eficácia, porque ele vai ser derrubado na Justiça”.

 

Gilberto deu exemplo de Rondonópolis, que passou a adotar medidas mais restritivas com o recrudescimento dos casos de covid-19 no município, com retorno de toque de recolher e limitação de público e horários no comércio.

 

“O Tribunal de Justiça já assegurou que a decisão do prefeito de Rondonópolis era a correta, e não derrubou a decisão. Então, acho que nenhuma lei estadual deve passar por cima do que diz a Constituição Federal, e acima daquilo que já se pronunciou o Supremo Tribunal Federal”.

 

Em 2020, durante confusão entre os decretos do presidente, governadores e prefeitos, o tribunal deixou claro que o prefeito é a autoridade sanitária de um município.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação