The news is by your side.

Temporais em MT colocam Energisa em estado de alerta

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Energisa informa que fortes chuvas no sul de Mato Grosso, afetaram por volta das 23 horas dessa quarta-feira, parte do funcionamento da subestação Rondon Um que fica em Rondonópolis. O temporal e a força da água fizeram ceder parte da sustentação de um dos quatro transformadores instalados no local. O problema gerou um substancial afundamento do solo em uma das bases do equipamento que pesa em torno de 60 toneladas. De forma preventiva, houve o acionamento automático do sistema de proteção para evitar a queima total de máquinas.

Foram afetados vinte e quatro mil unidades consumidoras das cidades de Pedra Preta, Guiratinga, São José do Povo e Tesouro, além de localidades na zona rural de Rondonópolis, como o distrito de Anhumas.

As equipes da companhia, que já estavam de prontidão por causa das previsões de impactos climáticos no estado, chegaram ao local logo após a ocorrência, trabalhando para estabilizar o solo e religar o transformador. O fornecimento foi retomado em uma hora em Guiratinga, Pedra Preta e Tesouro. O restante ainda depende de novas manobras que vão precisar ser feitas para solucionar de vez o problema.

A Energisa reforça o cuidado com o clima nos próximos dias. De acordo com o serviço de monitoramento contratado pela empresa e que observa dados captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de tempestades, com risco de ventos, raios e cheias para todas as regiões de Mato Grosso. A empresa está em alerta e mobilizada para realizar ações de urgência em caso de crise e impactos na rede elétrica. O esquema de contingência é coordenado por meio do Centro de Operações Integradas, em Cuiabá.

A empresa pede o apoio da população neste momento, evitando situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. E em caso de algum dano a rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação