The news is by your side.

ONG venezuelana denuncia existência de 240 presos políticos no país

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A ONG venezuelana Foro Penal denunciou, nesta quarta-feira (13) a existência de 240 pessoas – 110 civis e 130 militares – detidas no país, consideradas presos políticos. São 226 homens e 14 mulheres, sendo que a lista inclui uma pessoa menor de idade. “Desde 2014, foram registradas 15.758 prisões políticas na Venezuela”, disse a ONG, acrescentando que, até o momento, mais de 9 mil pessoas ainda estão sujeitas, “arbitrariamente”, a medidas restritivas de sua liberdade.

Na terça-feira (12), o Departamento de Estado dos Estados Unidos denunciou, em seu relatório anual sobre direitos humanos, que o governo de Nicolás Maduro mantém “centenas” de presos por motivações políticas, muitos deles em condições “críticas”.

No documento, relativo a 2021, os EUA destacaram que o governo venezuelano “permitiu a participação de alguns candidatos da oposição” nas eleições regionais de novembro, mas “não havia condições para eleições livres e justas”. Além disso, as negociações entre o governo e a oposição, que aconteceram no México entre agosto e setembro, permitiram o retorno de algumas “figuras exiladas” ao país.

“Apesar dessas mudanças, o regime de Maduro continuou mantendo centenas de pessoas na prisão por razões políticas e impediu que centenas de candidatos da oposição exercessem todos os seus direitos de concorrer”, criticou o relatório.

Fonte: Agência EFE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação