The news is by your side.

Deputado cobra posicionamento de Mauro Mendes sobre reajuste da Aneel

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O deputado Ulysses Moraes apresentou um requerimento solicitando informações sobre o reajuste tarifário anual da energia em Mato Grosso praticado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso porque, a Aneel aprovou o reajuste anual da tarifa da Energisa Mato Grosso em 20,36% para clientes residenciais e 22,55% na média de todas as categorias.

O parlamentar usou inclusive a tribuna na sessão da última quarta-feira (13), questionando sobre um posicionamento do governador de Mato Grosso em relação a esse reajuste. “Apresentamos esse requerimento ao governo de MT e ao Ministério Público questionando se o governador vai tomar algum tipo de providência. Até porque, na taxação do sol, o governador colocou toda a procuradoria do Estado na ação para insistir na cobrança e agora quando a Aneel vem com esse reajuste, o governador não faz um pronunciamento, não move uma palha. Isso é uma vergonha O governador insistiu em taxar o sol, parecia que não estava percebendo que a população estava sendo prejudicada. Uma taxação vergonhosa. E agora se ele não tomar nenhuma previdência com a Aneel realmente vai se confirmando o que já sabemos, Mauro Mendes é o maior taxador de MT”, disse Moraes.

O Governo Federal anunciou na última semana o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz.

Assim, segundo a Aneel, com a aplicação conjunta dos dois efeitos, o reajuste e bandeira verde, as tarifas residenciais serão praticamente mantidas, com redução da ordem de 0,04% no estado de Mato Grosso. “Mas, agora com esse reajuste em MT, o consumidor lamentavelmente não vai ver praticamente nada de diferença na conta de luz aqui no estado”, pontuou o deputado.

Moraes ainda destacou em tribuna que outros governadores no Brasil quando tiveram ajustes semelhantes, fizeram estudos, acionaram a procuradoria, foram até o Tribunal de Contas da União para tentar barrar esse tipo de situação. “Mas, o governador de MT parece que não está nem aí para isso aqui. Será que Mauro Mendes não quer perder a arrecadação? Nos já sabemos que uma das maiores arrecadações do ICMS do Estado é sobre a conta de energia, ou seja, isso só mostra que o governador não move uma palha para não perder a arrecadação”, finalizou o parlamentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação