The news is by your side.

Coordenador do MTST é preso depois de invadir propriedade em MG

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prendeu nesta quarta-feira (18), o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Jairo dos Santos Pereira, por ter cometido esbulho possessório. Na prática, isso significa privar alguém de exercer a posse de um bem legítimo.

Na sexta-feira 13, aproximadamente 30 militantes do MTST invadiram uma propriedade de pequeno porte na cidade de Montes Claros (MG), localizada a 330 quilômetros de Belo Horizonte, e acabaram expulsos pelos moradores. Pereira foi um dos principais responsáveis pelo ato. Outros importantes líderes estaduais do movimento, como Iago e Pablo, também estão encarcerados.

O caso

Sem enfrentar resistência, visto que o proprietário não estava presente em seu terreno no momento da invasão, os militantes tomaram o local e instalaram um acampamento. Dezenas de barracas foram construídas, pequenas cozinhas foram improvisadas.

Halex Athayde, o dono da propriedade, chegou ao local apenas na manhã de sábado (14). Por estar sozinho, resolveu pedir o apoio de civis, empresários e produtores rurais do município. Aproximadamente cem moradores se reuniram para tentar negociar com os representantes estaduais do movimento a saída dos invasores. Mas não houve acordo.

Como resultado, o proprietário fechou todas as entradas e as saídas do terreno. Ninguém sairia do local. A conversa voltaria a ocorrer no domingo (15).

Os mesmos empresários e produtores rurais voltaram ao terreno na manhã do dia seguinte e solicitaram pacificamente a retirada dos invasores. E ouviram dos coordenadores estaduais do MTST, Jairo dos Santos Pereira e Marcia Melo, que procurassem a Justiça e pedissem reintegração de posse.

Depois do fracasso nas duas tentativas de negociação com os coordenadores estaduais do MTST, os próprios moradores decidiram pôr fim à invasão. As barracas foram desmontadas, as cozinhas improvisadas sumiram. Halex Athayde reassumiu o controle do terreno na tarde do domingo 15.

 

Fonte: Revista Oeste

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação