The news is by your side.

MT aprimora métodos para a filosofia de polícia comunitária em evento internacional

O acontecimento baseou em metodologia japonesa para fortalecer o relacionamento entre a comunidade e a segurança pública de Mato Grosso

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Cerca de 450 pessoas participaram do 1° Seminário Internacional de Polícia Comunitária de Mato Grosso, no dia 25 de maio, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cuiabá. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária (CPC), em conjunto com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Mato Grosso (Feconseg) e Assembleia Legislativa.

O público presente envolveu integrantes das forças de segurança pública de Mato Grosso, como, também, dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Também, participaram representantes da Agência Nacional de Cooperação do Japão (Jica) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), autoridades políticas, líderes comunitários e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) no âmbito de Mato Grosso.

“Esse encontro foi a oportunidade de ampliar as possibilidades para o fortalecimento dessa relação entre a comunidade e a segurança pública, principalmente no combate à criminalidade. Todos os presentes conheceram as iniciativas e boas práticas das políticas comunitárias japonesas que é um exemplo na redução do índice de crimes de diversas naturezas, no Japão”, explica Danillo Moraes que é presidente da Feconseg de Mato Grosso.

Ele acrescenta que seguir as metodologias que foram aplicadas e que deram resultados só vão contribuir para o fortalecimento do plano de ação de Coordenadoria da Polícia Comunitária. “Infelizmente, a violência é um fator presente no meio social e a polícia comunitária só ajuda no combate à criminalidade, o que assegura o cidadão de bem ter uma segurança com qualidade e eficaz”, esclarece Moraes.

O policial japonês Yoshiyuki Nakatami que é Cônsul de Segurança Pública do Consulado do Japão, em São Paulo, foi responsável em transmitir aos presentes alguns dos métodos desenvolvidos no Japão e os resultados obtidos com a implementação. Só que ele enfatizou que mesmo o país, sendo referência no quesito da segurança pública, não quer dizer que alcançaram 100% das metas esperadas e que é preciso dar continuidade na promoção de novas melhorias e prestação de qualidade à sociedade.

Também, o público apreciou palestra referente ao enfrentamento e combate à violência doméstica contra mulheres por membros do Poder Judiciário de Mato Grosso e sobre o Banco Nacional de Projetos (Bapre) para esclarecer os projetos e entidades cadastrados no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE).

Mato Grosso – O Conseg existe há mais de 20 anos em Mato Grosso e envolve a parceria com as comunidades de forma voluntária e com autonomia, não sendo preciso ter vínculos com o Poder Executivo e interferência estatal. A formação é feita pela sociedade civil organizada por meio de eleições e baseada no Código Civil Brasileiro.

Brasil – No país, há 2.500 conselhos comunitários, cerca de 10 mil conselheiros – podendo chegar a 25 mil se for considerada toda a estrutura junto aos conselhos fiscais e consultivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação