The news is by your side.

Kalil sanciona lei que regulamenta Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei nº 4.968/2022, que regulamenta o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) do município. O EIV-RIV é o instrumento que auxilia o planejamento e monitoramento, de subsídio à tomada de decisão do Poder Executivo para aprovação de projeto, emissão de autorização ou licença para implantação, construção, ampliação, funcionamento de empreendimentos ou atividades, públicas e privadas, que possam impactar a qualidade de vida da população, a ordenação urbanística do solo, a paisagem e o meio ambiente.

“Esta lei é mais uma ferramenta que o Município tem para garantir que o desenvolvimento econômico e urbanístico da nossa cidade aconteça em harmonia com o desenvolvimento social e respeitando o meio ambiente. É uma lei que contou com amplo debate, tanto por meio de audiência pública, onde a sociedade pôde apresentar suas contribuições, quanto na Câmara de Vereadores. Várzea Grande só tem a ganhar com a segurança jurídica que esse mecanismo traz para o Poder Público e para quem quer investir aqui”, afirma o prefeito.

Dentre os objetivos da aplicação do Estudo de Impacto de Vizinhança, estão assegurar o respeito ao interesse coletivo com relação ao uso e ocupação do solo para garantir o direito à qualidade de vida e ao bem-estar da população; identificar e prever a presença de impacto ou risco de dano que possa ser causado pela implantação de empreendimento ou atividade; definir medidas para prevenir, eliminar, minimizar e compensar os efeitos adversos desses empreendimento ou atividade com risco à saúde, à segurança e ao bem-estar da população, além de promover a participação popular na avaliação da viabilidade dos empreendimentos ou atividades sujeitos a EIV.

Na prática, essa democratização dos debates acerca dos impactos gerados por grandes empreendimentos no seu entorno ocorrerá por meio da publicidade dos documentos apresentados e também por audiências públicas. Conforme a lei, estão sujeitos à elaboração de (EIV-RIV) os empreendimentos e atividades, públicos ou privados, previstos no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento e Uso e Ocupação do Solo como, por exemplo, os parcelamentos ou condomínios urbanos com área total igual ou superior a 300.000 m² (trezentos mil metros quadrados).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação