The news is by your side.

Tecnologia: aliada na retomada dos negócios

0

A tecnologia é o grande foco de investimento das empresas para o momento atual e o futuro. O setor é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, especialmente durante a pandemia, evitando um colapso econômico e social ainda maior.

Se tornaram importantes aliadas das empresas e garantiram que seguissem suas atividades de forma remota, bem como foram fundamentais na busca por soluções para situações inéditas nos negócios.

Nesse sentido, citamos as reuniões por videoconferência, o aumento das vendas on-line e o desenvolvimento de projetos colaborativos com profissionais em diferentes localidades. Também permitiram que serviços essenciais, como saúde e educação, continuassem mesmo em um momento de distanciamento social.

Os governos, organizações da sociedade civil, empresas e profissionais de todos os segmentos têm se dedicado muito para entender o momento de crise, adaptar-se a ele com redução dos impactos e tentar vislumbrar o que vem pela frente.

Segundo estudos da consultoria International Data Corporation (IDC), para lidar com os desafios que surgiram durante a pandemia, 62,8% das organizações brasileiras empregaram um modelo de trabalho reconfigurável, 52,4% conectaram organizações e indivíduos, independentemente de sua localização, 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e 38,7% gerando confiança nos clientes.

As soluções voltadas para melhorar a vida dos usuários não apenas se manterão, como tendem a se expandir e atingir um número cada vez maior de pessoas. A modernização dos sistemas de informação e apoio ao processo de inovação e implementação de serviços de Big Data e da Inteligência Artificial ajudam na construção de uma relação mais precisa junto aos públicos, sejam para órgãos públicos ou empresas privadas.

As gestões governamentais, especialmente nos municípios, podem ter modernos sistemas de gestão que dão celeridade às administrações e garantem oportunidades para aumentar a arrecadação, sem o aumento de impostos.

Os gestores podem investir em plataformas tecnológicas de conectividade que transformam as cidades em ambientes de experiências de alto valor agregado, tornando-as lugares que de fato promovam a interação entre as pessoas com mais qualidade de vida. É o conceito de cidades inteligentes, que se aplica desde metrópoles até cidades pequenas.

O novo cenário vivido com a pandemia exige a adoção de estratégias pautadas na inovação. Nunca houve tantas oportunidades para se inovar e buscar novos caminhos nos negócios como hoje.

A melhor maneira de uma empresa ou um órgão público avançar é com investimento em tecnologia, que terá papel fundamental nessa retomada.

*Léo Stefan é CEO da L2 INOVA, empresa de inovação que vem promovendo a transformação digital nas organizações públicas e na vida das pessoas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação