The news is by your side.

INSS alerta beneficiários para golpe através de ligações telefônicas

0
Com o retorno do bloqueio de pagamento por falta de prova de vida aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados e pensionistas precisam ficar alertas para as tentativas de golpe em nome do órgão.
O INSS explica que se trata de golpe através de ligações telefônicas para que aposentados façam a prova de vida online, o que eles ressaltam por conta da pandemia do coronavírus. No telefonema, os criminosos se passam por funcionários do órgão e falam dados pessoais e enviam uma mensagem, por WhatsApp, para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.
O golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.
Dessa forma, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Fornecer dados a golpistas é perigoso, uma vez que eles podem usar as informações pessoais para cometer outros atos ilícitos, como empréstimos consignados não autorizados pelo segurado”, afirma o órgão, em nota.
O INSS afirma que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida, nem solicita fornecimento de documentos fora de seus canais oficiais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação