The news is by your side.

Câmara rejeita Comissão Processante para cassar Emanuel Pinheiro

0

 

Por 17 a 6, a Câmara de Vereadores de Cuiabá rejeitou dois pedidos de criação de uma Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), afastado por 3 meses do cargo por conta de suspeitas de desvios de recursos na Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS).

 

Os pedidos foram feitos pelo 2º suplente de vereador, Felipe Corrêa (Cidadania), e pela cidadã Fabiana Aires. Porém, outros pedidos já foram protocolados no Parlamento.

Antes da votação, a oposição defendeu que a Comissão fosse instaurada, já que Emanuel Pinheiro teve a negativa de dois recursos para retornar ao cargo. A oposição ainda enfatizou que a Comissão Processante não significaria a efetivação de uma cassação de Emanuel Pinheiro.

Já a base do governo afirmou que Emanuel teria o direito à ampla defesa e que o pedido carecia de mais argumentos. Durante o debate não faltou ataques e troca de acusações entre os parlamentares.

A Mesa Diretora também negou o pedido para que o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), e mais 7 vereadores fossem impedidos de votarem no requerimento por conta das informações do Ministério Público Estadual (MPE), nos quais apontam que 8 vereadores e 1 suplente teria familiares lotados na prefeitura e que recebem o auxílio do Prêmio Saúde de forma ilegal.

O presidente da Câmara, Juca do Guaraná (MDB), não votou. Já o vereador Eduardo Magalhães se absteve.

Emanuel Pinheiro foi afastado no dia 19 de outubro por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a pedido do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça.

De acordo com as investigações, Emanuel teria usado a indicação de cargos comissionados na Saúde, como ‘canhão político’. Ele também desrespeitou várias decisões judiciais para regulamentar a contratação de comissionados.

A operação também teve como alvo ainda a primeira-dama, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro e o chefe de gabinete de Emanuel, Antônio Monreal Neto, que chegou a ser preso.   A secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro também foram alvos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação