The news is by your side.

Números da pandemia caem e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer debate ações para o Carnaval-2022

CULTURA, ESPORTE E LAZER / RETORNO GRADATIVO

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer iniciou nesta terça-feira (9), a debater os preparativos para o Carnaval-2022. O primeiro encontro contou com a participação de representantes de nove blocos carnavalescos e duas escolas de samba da capital. A maior  festa da cultura popular brasileira deverá ser realizada na Orla do Porto, mas a ideia é que o evento promova ainda vários pontos de festança, batizados de ‘esquentas’ espalhados em bairros distintos da capital.

“Essa reunião é o pontapé inicial para retomada do carnaval 2022 e a Secretaria  de Cultura quer estabelecer uma parceria  com todos os blocos e escolas de samba porque eles são os resistentes da nossa cultura, que batalham o ano todo para apresentar para o povo a maior festa popular do nosso país. Projetamos fazer ‘esquentas’ descentralizados e discutimos também a  parte técnica para execução do projeto. Queremos essa diversão não só nos dias de Carnaval, queremos que levem alegria para os bairros o ano todo”, contou a titular da pasta, Carlina  Rabello Leite Jacob.

Dessa primeira tratativa, definiu-se que os organizadores irão apresentar o projeto logístico em uma próxima reunião. “Juntos, vamos construir uma parceria sólida para que  possamos definir todas as situações, e que desenvolvam o lado cultural da melhor forma. Inicialmente, queremos a  Orla do Porto e os ‘esquentas’ estarão nos bairros. Assim, movimentaremos a cidade para a realização do Carnaval-2022 para participação de todos”, comentou Carlina.

Presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalesco  e Escolas de Samba, Celso Gonçalo Nazário, explicou que no próximo encontro com a pasta da Cultura de Cuiabá, o projeto contendo datas, espaços e toda parte operacional para realização do Carnaval-  2022 será apresentado.

“Hoje participamos de uma primeira conversa,  com a secretária Carlina, para  verificarmos a elaboração do projeto. Queremos o Carnaval-2022 na Orla, que já é um espaço consagrado”,  concluiu.

A Secretaria de Cultura Carlina Jacob ponderou que uma série de recomendações serão apresentadas aos participantes do evento em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Carlina Jacob, diz ainda que o cenário epidemiológico mostra-se favorável e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença serão respeitadas.  Ela lembra que no início deste mês, Cuiabá alcançou a vacinação de 70% da população acima de 18 anos, mais de 306 mil pessoas tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra o vírus.

“Esperamos que até a data do evento, mais de 90% da população esteja vacinada e que todos possamos voltar a prestigiar a maior festa popular do país. Lembrando que esse evento gera emprego e movimenta a economia da cidade”, completou.

Assessoria

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação