The news is by your side.

Deputado Cattani vê prejuízo e quer acabar com feriado do Dia da Consciência Negra

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

Autor de vários projetos polêmicos, o deputado Gilbero Cattani (PSL) quer acabar com o feriado de 20 de novembro em Mato Grosso, dia em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com o parlamentar, a data traz prejuízos ao comércio diante de outros feriados obrigatórios que ocorrem no mês de novembro.

No projeto, Cattani justifica que a proposta atende a um pedido da a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), cidade que abriga grande parte de seus eleitorado.

“O status de feriado influencia – e muito – na rotina econômica das cidades, afetando diversos setores com o fechamento dos comércios, bem como os prestadores de serviços, causando prejuízos econômicos, reduzindo faturamento, e impedindo a comercialização dos produtos e a realização do serviço nos feriados”, cita o texto.

Em novembro, outras 2 datas são listadas como feriados nacionais obrigatórios: Finados e a Proclamação da República. Não menos importante, o Dia da Consciência Negra é considerada uma das principais celebrações do país e é mercado pelas discussões em torno das ações para combater o racismo e a desigualdade social em mais de mil cidades brasileiras.

Durante a sessão plenária dessa quarta-feira (10), o deputado Wilson Santos (PSDB) fez um apelo para que o colega retirasse de pauta a tramitação do texto. Contudo, Cattani sequer comentou sobre o assunto. “Quero fazer um apelo ao deputado Gilberto Cattani, caçula nesta Casa de Leis. Quero falar com ele em relação ao seu projeto que propõe a nulidade da lei que criou o feriado da Consciência Negra em novembro. Esse assunto já está pacificado em Mato Grosso em mais de um década e esse dia já é feriado. Não há nenhum feriado nesse país para elogiar a história dos negros”, disparou.

 


Feriado há 19 anos
Celebramos no dia 20 de novembro o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi de Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas.

Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte — no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea.

O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação