The news is by your side.

Mauro Mendes defende exploração de APP, com contrapartida

0

O Governador Mauro Mendes (DEM) em entrevista coletiva à imprensa,  defendeu a exploração das Áreas de Preservação Permanente (APPs), mediante uma forma de contrapartida.  Afirmou que as medidas na Europa e Estados Unidos são mais brandas, principalmente quando se fala de rios urbanos.

“Aqui no Brasil você não pode nem chegar perto de um APP dentro da cidade, você tem que deixar ele trinta metros, o rio tem que passar intacto. Você vai na Europa, no mundo inteiro, dentro da cidade o rio é concretado dentro da cidade. Aí eu pergunto: o mundo inteiro está errado e só o Brasil está certo? Você vai naquelas belíssimas cidades europeias, americanas, na China, tanto lugar que eu já tive a oportunidade, e olha que eu conheço um pouquinho ao longo da minha vida, os rios dentro das cidades são muito utilizados”.

Mauro citou as riquezas minerais da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, comparando a um “quadro muito caro na parede enquanto o dono está morrendo de fome.” “Você tem recursos naturais que precisam ser aproveitados, porque eles geram riqueza para o nosso país. Não podemos ficar com riquezas aí do nosso solo – eu disse isso um dia na frente do presidente Jair Bolsonaro. Quantos aqui já devem ter falado? Aquelas lá em Roraima, naquela Raposa Serra do Sol, são bilhões e bilhões e bilhões e talvez trilhões de dólares enterrados ali. Foram lá e criaram uma reserva indígena em cima para o Brasil não explorar. Então seria a mesma coisa você ter um quadro que vale milhões de reais na parede da sua casa e você passando fome. Isso não é correto”

Segundo Mauro Mendes, “é necessário evoluir para usar os recursos disponíveis e haver alguma forma de compensação”. Ele ainda classificou algumas determinações como “hipocrisia ambiental.” “Preservação é usar racionalmente aquilo que nós temos, preservando. Agora, preservar não significa não utilizar”, finalizou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação