The news is by your side.

Governador critica Bolsonaro por não investir no parque nacional de Chapada dos Guimarães

 

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (DEM) voltou a criticar o governo Jair Bolsonaro (PL) por não ter cedido o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) para estadualização. Mendes condenou a falta de investimento no parque.

 

“Nós fizemos um pleito ao governo federal para que nós pudéssemos ter o controle daquele parque. Verbalmente negaram dizendo que iriam fazer privatização, e estão falando isso há 3 anos e até agora não aconteceu, não sei se vai acontecer no ano que vem. O fato é que o governo federal não investiu e não deixou nós investirmos ali, porque nem o projeto do Véu das Noivas, que está pronto e foi apresentado, não recebemos autorização para seguir em frente”, disse nesta segunda-feira (13).

 

Mendes garante que o Parque da Chapada dos Guimarães teria maior investimento se estivesse sob a tutela do governo do Estado, para fomentar o turismo. “[O turismo] na Baixada Cuiabana é uma das principais fontes de renda que nós podemos construir nos próximos anos, e o parque é um atrativo de grande potencial, mas de baixo infraestrutura, o que acaba não potencializando aquilo traduzindo aquilo em realidade”, completou.

 

O pedido foi feito em julho deste ano durante uma reunião com o presidente Bolsonaro em Brasília. Mendes afirma que sua gestão teria uma estratégia de grandes investimentos na área de turismo, e que, como parque estadual seria mais fácil concluir projetos, principalmente sobre as questões ambientais.

 

“Ele está sendo cuidado dentro de uma diretriz estabelecida pelo ICMBio e nós achamos que podemos fazer algo diferente e melhor. Manter essa preservação que é necessária, porém criar muitas mudanças que permitirão uma melhor utilização tanto dos mato-grossenses quanto de turistas que queremos atrair para o parque”, disse na época.

 

O governador disse que o presidente afirmou ter encaminhado o tema ao Ministério do Meio Ambiente.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação