The news is by your side.

Governador critica Bolsonaro por não investir no parque nacional de Chapada dos Guimarães

0

 

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (DEM) voltou a criticar o governo Jair Bolsonaro (PL) por não ter cedido o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) para estadualização. Mendes condenou a falta de investimento no parque.

 

“Nós fizemos um pleito ao governo federal para que nós pudéssemos ter o controle daquele parque. Verbalmente negaram dizendo que iriam fazer privatização, e estão falando isso há 3 anos e até agora não aconteceu, não sei se vai acontecer no ano que vem. O fato é que o governo federal não investiu e não deixou nós investirmos ali, porque nem o projeto do Véu das Noivas, que está pronto e foi apresentado, não recebemos autorização para seguir em frente”, disse nesta segunda-feira (13).

 

Mendes garante que o Parque da Chapada dos Guimarães teria maior investimento se estivesse sob a tutela do governo do Estado, para fomentar o turismo. “[O turismo] na Baixada Cuiabana é uma das principais fontes de renda que nós podemos construir nos próximos anos, e o parque é um atrativo de grande potencial, mas de baixo infraestrutura, o que acaba não potencializando aquilo traduzindo aquilo em realidade”, completou.

 

O pedido foi feito em julho deste ano durante uma reunião com o presidente Bolsonaro em Brasília. Mendes afirma que sua gestão teria uma estratégia de grandes investimentos na área de turismo, e que, como parque estadual seria mais fácil concluir projetos, principalmente sobre as questões ambientais.

 

“Ele está sendo cuidado dentro de uma diretriz estabelecida pelo ICMBio e nós achamos que podemos fazer algo diferente e melhor. Manter essa preservação que é necessária, porém criar muitas mudanças que permitirão uma melhor utilização tanto dos mato-grossenses quanto de turistas que queremos atrair para o parque”, disse na época.

 

O governador disse que o presidente afirmou ter encaminhado o tema ao Ministério do Meio Ambiente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação