The news is by your side.

Carta do ‘querido líder’ Kim Jong-il para seu filho Kim Jong-un

0

 

No final desta semana, fará 10 anos desde que Kim Jong-un herdou as rédeas da Coreia do Norte com a morte de seu pai, Kim Jong-il.

Mas o que o mais velho Kim pensaria sobre a década de seu filho no poder e sobre a situação do Reino Eremita hoje? Aqui está uma carta ao líder supremo norte-coreano do fantasma de seu falecido pai.

Querido filho…

Você superou minhas expectativas de muitas maneiras, especialmente na consolidação de poder. Estou muito orgulhoso de como você literalmente eliminou a dissidência dentro da família: primeiro, fazendo com que seu traiçoeiro tio fosse executado por um pelotão de fuzilamento, e depois seu irmão exilado envenenado com gás tóxico.

Ninguém mais pensa que você é muito jovem e inexperiente, e sua irmã corajosa protege você.

Internacionalmente, você também conquistou muito mais do que eu.Você conheceu aquele homem laranja de Washington – aquele que uma vez chamou de caduco – três vezes e teve um breve ‘bromance’ .

Você não conseguiu que ele suspendesse as sanções dos EUA em troca de praticamente nada sobre nossas armas nucleares, como você esperava, mas colocou a Coreia do Norte no cenário mundial. E nosso programa atômico, meu legado para você, está mais forte do que nunca .

No entanto, neste momento a economia está (quase) em pior estado do que quando assumi há 23 anos.Desculpe, mas isso é principalmente sua culpa.

Você tentou focar no crescimento econômico e nas armas nucleares ao mesmo tempo. Isso trouxe uma prosperidade de curta duração, mas então a pandemia atingiu . Você fechou a fronteira por muito tempo, mesmo para comida, e agora enfrenta uma fome iminente como resultado.

Desde então, você disse aos nossos amados compatriotas que é hora de apertar o cinto e perder muitos quilos você mesmo. Enquanto isso, o comércio com a China, o único país que faz negócios conosco, ainda está mais de 80% abaixo do que há dois anos.

Na verdade, seu maior problema hoje em dia é que a China o deixou de lado ao manter seu lado da fronteira fechado. O chefão da China está fantasiando você porque está preocupado com a América e o vírus. Ele não sabe que não há COVID aqui?

Mas lidar com os chineses é complicado. Por outro lado, não os pressione muito porque são os mais poderosos de nossos poucos amigos. Por outro lado, a última coisa que a China deseja é compartilhar uma fronteira com um aliado dos EUA, sem mencionar o apocalipse dos refugiados que provavelmente seguirá nosso colapso.

O que mudou desde meus dias é que a China não leva mais você a sério. Sua explosão atômica pode desencadear os americanos e os sul-coreanos, mas os chineses sabem o que você realmente precisa é de suprimentos básicos deles.

Além disso, você não é mais a prioridade para o novo homem na Casa Branca.Ele está muito preocupado com a China e não tão ansioso para fechar um acordo se você não encerrar seu programa nuclear (o que você nunca deve fazer). Você até desenvolveu um míssil hipersônico para chamar a atenção dele, mas ele ainda está se esquivando de suas ligações .

Os incômodos sul-coreanos, por sua vez, parecem desesperados para encerrar oficialmente a Guerra da Coréia – que tecnicamente ainda estamos lutando porque nenhum acordo de paz foi assinado em 1953 – antes de seu presidente deixar o cargo em março.

Mas o que ganharíamos com isso? Não muito, então continue a amarrá-los (como sempre) enviando sinais mistos sobre laços de aquecimento. E você está certo em não permitir que nossos jovens ouçam BTS “tóxicos” .

Querido filho, você está em uma situação difícil.A economia da Coreia do Norte está um desastre, mesmo para nossos padrões muito baixos, e você não pode mais confiar na China. Seja o que for que você tenha em mente, é melhor fazer algo para consertar – rápido.

 

Carlos Santamaria é redator sênior da Signal. Trabalhou em uma agência da ONU, no Banco Asiático de Desenvolvimento, Devex, na plataforma de notícias on-line das Filipinas Rappler e nas agências de notícias EFE e Xinhua. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação