The news is by your side.

Empresas verdes terão vantagens nas licitações

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou relatório do senador Jayme Campos sobre o PL 5690/21, de autoria do senador Confúcio Moura, que visa instituir o Selo Empresa Parceira do Meio Ambiente e conferir vantagens nas contratações públicas às empresas que o detém. A matéria segue, agora, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Entre essas ações estão a criação e manutenção de áreas protegidas, a recuperação de áreas degradadas, o reflorestamento, o pagamento por serviços ambientais, a conservação da biodiversidade e conservação de recursos hídricos, entre outros.

Pelo texto, as empresas que produzem bens e serviços com rotulagem ambiental concedida pelo poder público, ou organismo de certificação credenciado no Sistema Brasileiro de Certificação (SBC), terão a margem de preferência em licitações.

“Trata-se de uma matéria louvável e meritória, pois incentiva que as empresas desenvolvam e participem de iniciativas e ações que contribuam para a proteção do nosso ecossistema”, destaca Jayme. O senador também aponta que as contratações governamentais movimentam recursos da ordem de 10% a 15% do Produto Interno Bruto (PIB), “o que é uma cifra grandiosa o suficiente para estimular mudanças de comportamento”.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação