The news is by your side.

Nasa lança hoje telescópio mais poderoso do mundo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O telescópio espacial James Webb será lançado neste sábado (25). O equipamento da Nasa, de quase US$ 9 bilhões, vai iniciar uma nova etapa da exploração espacial, acessando lugares nunca vistos pelo homem.

A decolagem ocorrerá na Agência Espacial Europeia, localizada na Guiana Francesa. O telescópio será transportado pelo foguete Ariane 5 e a previsão é a de que seja lançado pelo compartimento de carga depois de quase 30 minutos de viagem.

Apesar de inovador, o James Webb não é primeiro telescópio desse tipo disparado pela Nasa. Em 1990, o Hubble foi enviado pela agência para explorar o espaço. O Webb é considerado inovador porque é cerca de 100 vezes mais sensível que o anterior e tem uma área de coleta de luz capaz observar objetos a longas distâncias. A Nasa espera que ele amplie o entendimento que os cientistas têm sobre o universo.

O equipamento vai demorar um mês para chegar ao seu destino, que está aproximadamente a 2 milhões de quilômetros de distância da Terra. Usando a visão infravermelha do telescópio, os pesquisadores vão enxergar através das nuvens de gás e poeira, onde nascem as estrelas. Além disso, os astrônomos vão utilizar o novo material para estudar buracos negros supermassivos.

“O telescópio espacial James Webb será o principal observatório de ciências espaciais do mundo quando for lançado. Webb desvendará mistérios no nosso Sistema Solar, verá além de mundos distantes ao redor de outras estrelas e investigará as misteriosas estruturas e origens do nosso universo“, informou a agência norte-americana em nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação