The news is by your side.

Estátua de Cristiano Ronaldo causa revolta na Índia

0

 

Uma estátua do jogador de futebol Cristiano Ronaldo causou rebuliço no Estado de Goa, no sul da Índia. Os moradores da região acusam as autoridades locais de insensibilidade por homenagear um astro do esporte da antiga potência colonial. Dezenas de manifestantes com bandeiras pretas se reuniram para protestar no local em que a estátua foi inaugurada.

Os cidadãos expressaram sua insatisfação pelo fato de os governantes terem ignorado as estrelas do futebol da Índia e escolhido um jogador de Portugal, país do qual Goa se tornou independente em 1961. “Erguer uma estátua de um jogador de Portugal é um sacrilégio”, criticou o ativista Guru Shirodkar. “Muitas pessoas que lutaram pela liberdade de Goa foram insultadas.”

A maior parte da Índia conquistou a independência em 1947. Goa, por sua vez, depois de um conflito armado com o poder colonial português, tornou-se um território autônomo administrado pelo governo federal em 1961. Apenas 36 anos depois, em 1987, a região foi conhecida como um Estado indiano.

O deputado Michael Lobo, do partido governista Bharatiya Janata, foi um dos responsáveis pela homenagem ao astro de Portugal. “Pelo amor ao futebol, colocamos a estátua de Cristiano Ronaldo no parque”, disse o parlamentar, no Twitter. “A ideia é inspirar os mais jovens a levar o futebol a novos níveis”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação