The news is by your side.

Locutora sugere tapa-ouvidos a autistas e animais

0

 

 

A locutora e ex-vereadora Cleuza Navarini disse durante um programa de rádio em Sinop, no norte do estado, que os pais devem usar tapa ouvidos ou fones de ouvido nas crianças autistas que se incomodam com o barulho dos fogos de artifício. Além disso, ela sugere que os tutores de animais que têm medo do barulho os coloquem em locais mais seguros durante a queima.

Durante entrevista, Cleuza disse que estão sendo repercutidos apenas trechos do programa e que eles estão fora de contexto. “Me questionaram que tinha comércios vendendo e eu enfatizei que não tinha lei proibindo vendas, nem fabricação e sorteio, e que também não fiscalizavam e assim por diante”, explicou.

O comentário foi feito no dia 29 de dezembro, pouco antes da virada de ano. Na ocasião, a locutora defende a comemoração com fogos de artifício e anuncia sorteio dos explosivos de efeito. A fala ganhou repercussão nesta semana e causou discussões nas redes sociais.

“Esses dias eu vi um cachorrinho que se morde inteiro e arranca as unhas quando escuta fogos. Eu tenho uma cachorra que tem medo de chuva, você pode soltar fogos, mas quando tem trovão ela entra em pânico. Então, sempre vamos ter esse tipo de coisa. É mais fácil a pessoa por um tapa ouvidos ou fone em uma criança que tem autismo e saber cuidar do seu animal para passar conforto, do que a gente acreditar que essas leis populistas vão passar, porque é uma tradição mundial”, declarou.

Ainda durante o programa, Cleuza cita que não se pode interferir na tradição e que as leis que proíbem a soltura de fogos não são válidas, pois não proíbem a fabricação e venda. “As pessoas têm uma tradição de soltar fogos. É aquela história, não tem nenhuma lei proibindo a venda e muito menos sorteios, então a gente vai fazer o sorteio [de fogos] aqui no programa. Não é fácil a fiscalização e, enquanto não proibir fabricação e venda… vocês me desculpem, mas isso são leis que as pessoas fazem para fazer bonito. É populismo”, pontuou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação