The news is by your side.

Presidente do Cazaquistão dá ordem de atirar para matar sem avisar

0

 

O presidente do Cazaquistão disse nesta sexta-feira (7) que ordenou que suas forças atirassem para matar, para lidar com os distúrbios daqueles que ele chamou de “bandidos e terroristas”, um dia depois que a Rússia enviou tropas para reprimir um levante em todo o país.

As forças de segurança pareciam estar no controle das ruas da principal cidade, Almaty, na manhã de sexta-feira, mas os tiros ainda podiam ser ouvidos após dias de distúrbios nos quais dezenas de pessoas foram mortas e prédios públicos saqueados e incendiados.

“Os militantes não baixaram as armas, continuam a cometer crimes ou estão a preparar-se para eles. A luta contra eles deve ser prosseguida até ao fim. Quem não se render será destruído”, disse o presidente Kassym-Jomart Tokayev em um comunicado televisivo.

“Dei ordem às agências de aplicação da lei e ao exército para disparar para matar sem avisar.”

Tokayev responsabilizou terroristas treinados por estrangeiros pela pior violência nos 30 anos de independência do estado da Ásia Central.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que mais de 70 aviões voam sem parar para trazer tropas russas ao Cazaquistão, e agora estão ajudando a controlar o principal aeroporto de Almaty, recuperado na quinta-feira dos manifestantes.

As manifestações que começaram como resposta ao aumento do preço do combustível transformaram-se em um amplo movimento contra o governo e o ex-líder Nursultan Nazarbayev, 81, o governante mais antigo de qualquer ex-estado soviético.

Ele entregou a presidência a Tokayev há três anos, mas acredita-se que sua família manteve o poder em Nur-Sultan, a capital construída para esse fim e que leva seu nome.

Reuters

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação