The news is by your side.

Cazaquistão: 225 mortos e 12 mil presos nos protestos contra o governo

0

Da Redação

 

Autoridades do Cazaquistão informaram neste sábado (15), que o número de mortos nos protestos violentos contra o governo do país nas últimas semanas já deixaram pelo menos 225 mortos.

De acordo com Serik Shalabaev, representante da Procuradoria-Geral cazaque, dos 225 corpos recebidos nos necrotérios, 19 eram de “membros das forças de segurança ou militares”.

Na semana passada, o Ministério do Interior do Cazaquistão divulgou um balanço que apontava 164 mortes durante as manifestações.

Porta-vozes do Ministério da Saúde, por sua vez, divulgaram que mais de 2,6 mil pessoas se feriram nos protestos e foram encaminhadas a hospitais. Cerca de 70 estão em estado grave. Até o momento, mais de 12 mil manifestantes foram presos pela polícia.

Tropas da Organização do Tratado de Segurança Coletiva lideradas pelo governo da Rússia estiveram no país para ajudar a conter os protestos. A retirada gradual desses militares teve início na quinta-feira (13).

O Cazaquistão vem registrando os maiores protestos desde sua independência, em 1991. Inicialmente, os manifestantes foram às ruas para criticar o aumento no preço dos combustíveis, mas os atos cresceram, ganharam outras pautas e se voltaram contra o governo.

O presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, deu ordem para que os policiais atirassem “para matar sem aviso prévio” e classificou os participantes dos atos como “bandidos” que deveriam ser “eliminados”.

Tokayev dissolveu o próprio governo, mas não renunciou ao cargo. Ele decretou estado de emergência e impôs toque de recolher, que não foi respeitado pelos manifestantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação