The news is by your side.

Líder do Estado Islâmico Abu Ibrahim é morto na Síria, dizem EUA

0

BBC

 

O líder do grupo Estado Islâmico foi morto em um ataque das forças especiais dos EUA durante a noite no noroeste da Síria, disseram altos funcionários dos EUA.

“Graças à habilidade e bravura de nossas forças armadas, tiramos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi”, disse o presidente Joe Biden.

Qurayshi detonou uma bomba que o matou e a membros de sua própria família, disseram funcionários do governo à mídia americana. Os socorristas sírios disseram ter encontrado os corpos de 13 pessoas após o ataque.

Vários helicópteros dos EUA teriam pousado nos arredores da cidade de Atmeh, controlada pela oposição, que fica no norte da província de Idlib e fica perto da fronteira com a Turquia, por volta das 22:00 de quarta-feira.

Fontes locais disseram que as tropas enfrentaram forte resistência no solo e que foram atacadas por armas antiaéreas pesadas montadas em veículos. Tiros e bombardeios foram ouvidos por duas horas antes de os helicópteros partirem.

O presidente Biden disse que todos os americanos envolvidos retornaram com segurança da operação, que ele declarou que “protegeria o povo americano e nossos aliados e tornaria o mundo um lugar mais seguro”.

Um correspondente da agência de notícias AFP que visitou uma casa de dois andares que parecia ter sido alvo da operação disse que ela trazia as cicatrizes de uma intensa batalha, com paredes manchadas de sangue, caixilhos de janelas rasgados, tetos carbonizados e um telhado parcialmente desmoronado.

A Defesa Civil da Síria disse em comunicado que seus socorristas chegaram ao prédio às 03h15 e recuperaram os corpos de 13 pessoas, incluindo seis crianças e quatro mulheres .

Eles também encontraram uma menina ferida cujos outros membros da família foram mortos no ataque, disse a organização. Ela foi levada ao hospital junto com um homem que ficou ferido quando se aproximou do prédio durante os confrontos para ver o que estava acontecendo, acrescentou.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento sediado no Reino Unido, também estimou o número de mortos em 13, mas disse que quatro crianças e três mulheres foram mortas.

O alto funcionário dos EUA disse à agência de notícias Reuters: “No início da operação, o alvo terrorista explodiu uma bomba que o matou e a membros de sua própria família, incluindo mulheres e crianças”.

“Enquanto ainda estamos avaliando os resultados desta operação, esta parece ser a mesma tática terrorista covarde que vimos na operação de 2019 que eliminou al-Baghdadi”, acrescentou.

Abu Bakr al-Baghdadi, antecessor de Qurayshi, matou a si mesmo e três crianças em outubro de 2019 ao detonar um colete explosivo durante um ataque das forças especiais dos EUA a um esconderijo que ficava a apenas 16 km de Atmeh.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação