The news is by your side.

Sancionada a lei que libera pesca no entorno da barragem do Manso

0

 

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou nesta quarta-feira (2), a lei 11.676/2022, que autoriza a pesca no entorno da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, em Chapada dos Guimarães.

O texto foi apresentado por lideranças partidárias, a partir da articulação do deputado Wilson Santos (PSDB), o primeiro a combater um projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), em agosto do ano passado, que proibia a pesca em toda extensão do rio.

A nova lei preserva o Sítio Pesqueiro Estadual de Manso, área destinada à prática da pesca esportiva, profissional, amadora e difusa, mas apenas em uma área de três quilômetros antes e depois da barragem do Manso.

No restante do curso d’ água, a pesca com finalidade de subsistência, amadora ou científica está liberada. O trecho compreende o Rio Cuiabazinho e suas drenagens até a confluência com o Rio Manso.

“A lei devolve aos pescadores o direito à pesca nos rios Cuiabazinho e Manso. Foram sete meses de luta para que a devolução deste direito acontecesse. Parabéns a todos os pescadores”, disse o deputado.

“Em nome do segmento da pesca, queremos agradecer ao deputado Wilson Santos e a todos os demais parlamentares que entenderam o clamor do segmento. Agradecer ainda, ao governador Mauro Mendes (DEM) por ter tido a sensibilidade de entender que o justo e o correto tem que prevalecer”, disse Nilma Silva, presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso (ASP).

 

Robson Fraga

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação