The news is by your side.

EUA tentarão prisão domiciliar para imigrantes ao invés de detenção

0

Reuters

O governo Biden colocará centenas de imigrantes presos na fronteira EUA-México em prisão domiciliar nas próximas semanas, enquanto busca alternativas mais baratas à detenção, de acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS).

Um programa piloto de 120 dias será lançado em Houston e Baltimore, com 100 a 200 adultos solteiros matriculados em cada local, de acordo com o aviso, enviado pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA.

O programa chamado de “toque de recolher em casa” custará de US$ 6 a 8 por dia para cada inscrito, muito menos do que o custo diário de US$ 142 da detenção de imigrantes.

Os inscritos geralmente serão obrigados a permanecer em casa das 20h às 8h, com exceção de horários de trabalho para aqueles com autorização de trabalho ou circunstâncias extraordinárias.

As alternativas atuais à detenção, como tornozeleiras e monitoramento por telefone, exigem que os inscritos notifiquem as autoridades se estiverem deixando o estado ou viajando, mas não obrigam o confinamento domiciliar, comunicou o DHS.

O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu uma abordagem mais humana à política de imigração do que seu antecessor, o republicano Donald Trump. Durante a campanha presidencial, Biden prometeu acabar com a detenção de imigrantes, mas ainda não cumpriu essa promessa.

O programa “toque de recolher em casa” pode enfrentar críticas tanto da linha-dura da imigração, por ser muito negligente, quanto dos defensores pró-imigrantes, por ser mais rigoroso do que as alternativas existentes à detenção. Um defensor de imigrantes no Twitter chamou o plano de “encarceramento em massa”, depois que os detalhes do programa foram anunciados.

O plano ocorre quando as detenções na fronteira EUA-México devem atingir recordes este ano e o espaço de detenção foi limitado pela pandemia de coronavírus. Embora a maioria dos migrantes capturados na fronteira esteja sendo rapidamente expulsa dos Estados Unidos sob uma ordem de saúde relacionada ao COVID, milhares foram autorizados a entrar no país para prosseguir com seus casos de imigração.

“Nós simplesmente não temos capacidade”. “Não vamos deter nossa saída da crise de fronteira”, disse um funcionário do DHS.

O governo Biden planeja pedir ao Congresso recursos para colocar até 400.000 imigrantes este ano em alternativas à detenção, o que pode incluir a iniciativa de “toque de recolher em casa”, bem como programas já existentes, disse o funcionário do DHS. O número total de imigrantes nesses programas seria maior, uma vez que apenas os chefes de família estão inscritos.

Há cerca de 164.000 inscritoso em programas alternativos à detenção, o dobro antes de Biden assumir o cargo de presidente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação