The news is by your side.

Rússia ordena retirada de algumas tropas perto da Ucrânia

0

Reuters

A Rússia disse nesta terça-feira (15) que algumas de suas unidades militares estão retornando às suas bases após exercícios perto da Ucrânia, após dias de alertas norte-americanos e britânicos de que Moscou pode invadir seu vizinho a qualquer momento.

Não ficou claro quantas unidades estavam sendo retiradas e a que distância, após um acúmulo de cerca de 130.000 soldados russos ao norte, leste e sul da Ucrânia.

A notícia atraiu uma resposta cautelosa da Ucrânia e do Reino Unido, mas provocou uma forte alta nos mercados financeiros.

“Sempre dissemos que as tropas retornarão às suas bases após o término dos exercícios. Este é o caso desta vez também”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Ele acusou os Estados Unidos de alimentar a crise ao alertar repetidamente sobre uma invasão iminente, a ponto de Peskov dizer que o presidente Vladimir Putin fez piadas sobre isso. “Ele nos pede para descobrir se a hora exata, até a hora, do início da guerra foi publicada. É impossível entender essa loucura maníaca da informação”, disse Peskov a repórteres.

A Grã-Bretanha, que com os Estados Unidos liderou os alertas de ação iminente, reagiu com cautela. “Os russos alegaram que não têm planos para uma invasão, mas precisaremos ver uma remoção completa de tropas para mostrar que isso é verdade”, disse a secretária de Relações Exteriores Liz Truss.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Kiev só acreditaria que a Rússia estava agindo para diminuir a situação se visse por si mesma que as tropas russas estão sendo retiradas. “Se virmos uma retirada, vamos acreditar em uma desescalada”, disse ele.

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo disse que, embora os exercícios de grande escala em todo o país continuem, algumas unidades dos distritos militares do sul e do oeste adjacentes à Ucrânia completaram seus exercícios e começaram a retornar à base.

O distrito militar do sul disse que suas forças começaram a se retirar da Crimeia e retornar às suas bases depois de completar os exercícios na península, que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014.

Imagens de vídeo publicadas pelo Ministério da Defesa mostraram alguns tanques e outros veículos blindados sendo carregados em vagões ferroviários.

As ações russas, os títulos do governo e o rublo, que foram atingidos por temores de um conflito iminente, subiram acentuadamente, e os títulos do governo ucraniano também subiram.

“15 de fevereiro de 2022 ficará na história como o dia em que a propaganda de guerra ocidental falhou. Humilhado e destruído sem um único tiro disparado”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Os movimentos mais recentes ocorreram depois que imagens comerciais de satélite tiradas no domingo e na segunda-feira mostraram uma enxurrada de atividade militar russa em vários locais perto da Ucrânia, de acordo com a empresa privada norte-americana que divulgou as imagens.

A Maxar Technologies, com sede nos EUA, apontou a chegada de vários grandes destacamentos de tropas e helicópteros de ataque, bem como novos desdobramentos de aeronaves de ataque ao solo e caças-bombardeiros para locais avançados.

O ministro da Defesa da Rússia disse um dia antes que alguns exercícios militares ainda estavam em andamento, enquanto outros haviam terminado e outros estavam terminando. Um exercício conjunto entre a Rússia e a Bielorrússia deve terminar no domingo.

MISSÃO SCHOLZ

O chanceler alemão Olaf Scholz voou para Moscou na terça-feira para se encontrar com Putin no Kremlin na mais recente missão diplomática ocidental para buscar a desescalada.

Scholz disse que vai martelar a mensagem dos governos ocidentais de que eles estão abertos ao diálogo sobre as preocupações de segurança da Rússia, mas imporão sanções se atacarem a Ucrânia.

O chanceler, que assumiu o cargo em dezembro, viajou para Kiev na segunda-feira, onde disse que a Alemanha e seus aliados estão prontos para sanções coordenadas de longo alcance e eficazes.

As sanções alemãs podem afetar fortemente Moscou, mas sua posição como parceiro comercial número um da Rússia na Europa e maior consumidor de gás natural russo também pode limitar a margem de manobra de Berlim.

A Rússia sempre negou planejar uma invasão, mas diz que precisa que o Ocidente leve a sério suas preocupações de segurança com a Otan.

“Não invadiremos a Ucrânia a menos que sejamos provocados a fazer isso”, disse a agência de notícias RIA, citando o enviado da Rússia à União Europeia, Vladimir Chizhov.

“Se os ucranianos lançarem um ataque contra a Rússia, você não deveria se surpreender se contra-atacarmos. Ou, se eles começarem a matar descaradamente cidadãos russos em qualquer lugar – Donbass ou onde quer que seja.”

Os Estados Unidos alertaram que Moscou pode realizar uma operação de “bandeira falsa” para desencadear uma guerra. Moscou acusou o Ocidente de histeria.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação