The news is by your side.

Cientistas descobrem raro tubarão-fantasma bebê

0

BBC

 

Cientistas da Nova Zelândia descobriram um raro tubarão-fantasma bebê, uma espécie pouco conhecida de peixe que vive nas profundezas do oceano.

Tubarões fantasmas – também conhecidos como quimeras – raramente são vistos, e os avistamentos de seus filhotes são ainda mais incomuns. O tubarão recém-nascido foi coletado a uma profundidade de cerca de 1,2 km debaixo d’água perto da Ilha Sul.

Os cientistas dizem que a descoberta aprofunda a compreensão do estágio juvenil da espécie. Brit Finucci, membro da equipe, disse que a descoberta foi feita por acidente enquanto conduzia uma pesquisa de arrasto de populações submarinas. “As espécies de águas profundas são geralmente difíceis de encontrar e, como os tubarões-fantasma em particular, tendem a ser bastante enigmáticas”, disse ela à BBC. “Então, nós simplesmente não os vemos com muita frequência.”

Os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica acreditam que o bebê tubarão nasceu recentemente, pois sua barriga ainda estava cheia de gema de ovo. Os embriões de tubarões fantasmas se desenvolvem em cápsulas de ovos depositadas no fundo do mar e se alimentam de uma gema até estarem prontos para eclodir.

Ghost shark egg capsules

Finucci disse que os tubarões-fantasma jovens podem apresentar características diferentes de suas versões adultas, o que torna a descoberta mais significativa. “Os juvenis podem viver em habitats muito diferentes, podem ter dietas diferentes, podem até parecer muito diferentes dos adultos. Encontrar o juvenil nos ajuda a entender melhor a biologia e parte da ecologia da espécie”, disse ela.

O Dr. Finucci disse que o primeiro passo seria descobrir a espécie do bebê tubarão. “Vamos pegar uma pequena amostra de tecido e genética aleatória”, disse ela. “Então faremos um monte de morfometria ou medidas corporais, o que também nos ajudará a avaliar quais espécies estamos olhando”.

Os tubarões fantasmas não são tubarões reais, mas uma espécie de peixe intimamente relacionada com tubarões e raias. Eles são cartilaginosos – o que significa que seus esqueletos são compostos principalmente de cartilagem – o que lhes dá uma qualidade misteriosa e etérea. A maioria das espécies de tubarão fantasma habita o fundo do mar, embora algumas espécies prefiram viver em águas costeiras rasas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação