The news is by your side.

Em nota, Itamaraty diz lamentar declaração da porta-voz da Casa Branca

0

Da Redação

 

Em nota divulgada na manhã deste sábado (19) o Ministério das Relações Exteriores do Brasil lamentou a declaração da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki: “As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do presidente (Jair Bolsonaro)”, diz o comunicado.

Na sexta-feira (18), Psaki disse que o “Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”. Foi a uma resposta a uma questão sobre o que poderia ser interpretado como o apoio de Bolsonaro à Rússia no momento de tensão do país europeu com a Ucrânia.

A pergunta específica foi se os EUA se sentiram traídos pelo fato de o presidente brasileiro ter prestado “solidariedade” à Rússia no encontro com Vladimir Putin na terça-feira (15) em Moscou. A porta-voz disse que não conversou com o norte-americano Joe Biden, mas que “a vasta maioria da comunidade global está unida (contra na visão de que) invadir outro país e aterrorizar a população não está alinhado a valores globais.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação