The news is by your side.

Religião na União Soviética: Stalin tentou eliminá-la

Karl Marx, coautor do Manifesto do Partido Comunista, declarou: “O comunismo começa onde começa o ateísmo”.

0

La Razón

 

Joseph Stalin, como o segundo líder da União Soviética, tentou impor o ateísmo militante na república. O novo “homem socialista”, argumentou Stalin, era um ateu, livre das correntes religiosas que ajudaram a prendê-lo à opressão de classe. De 1928 até a Segunda Guerra Mundial, ele fechou igrejas, sinagogas e mesquitas e ordenou o assassinato e a prisão de milhares de líderes religiosos em um esforço para eliminar até mesmo o conceito de Deus.

“Ele viu isso como uma maneira de se livrar de um passado que impedia as pessoas e marchar em direção ao futuro da ciência e do progresso”, diz o historiador Steven Merritt Miner. “Como a maior parte do que Stalin fez, ele acelerou a violência do período leninista”.

A nível pessoal, Stalin conhecia bem a igreja. Quando jovem em sua Geórgia natal, ele foi expulso de um seminário e depois forçado a abandonar outro, depois de ser preso por posse de literatura ilegal. À medida que o jovem seminarista se desiludia cada vez mais com a religião, “a natureza abrangente do marxismo, quase religiosa em sua universalidade, era tremendamente atraente”, escreve Oleg V. Khlevniuk.

Quando Stalin atingiu o auge de seu poder na década de 1920, a Igreja Ortodoxa Russa ainda era uma força poderosa, apesar de mais de uma década de medidas anti-religiosas sob Vladimir Lenin. Os camponeses da Rússia eram tão fiéis como sempre, escreve Richard Madsen, com “a liturgia da Igreja ainda profundamente arraigada em seu modo de vida e indispensável ao seu senso de significado e comunidade”. Uma igreja poderosa era uma perspectiva arriscada e poderia ameaçar o sucesso da revolução .

O ‘Plano Quinquenal sem Deus’, lançado em 1928, deu às organizações anti-religiosas novas ferramentas para desestabilizar a religião. As igrejas foram fechadas e despojadas de seus bens, assim como qualquer atividade educativa ou assistencial que ultrapassasse a simples liturgia. Lançado em 1929, o novo calendário soviético inicialmente apresentava uma semana contínua de cinco dias, destinada a eliminar os fins de semana e, assim, revolucionar o conceito de trabalho. Mas tinha uma função secundária: ao eliminar sextas, sábados e domingos, os dias de culto para muçulmanos, judeus e cristãos, o novo calendário deveria causar mais problemas do que valia à observação.

Eventualmente, apesar de todos esses esforços, as medidas de Stalin tiveram um impacto mínimo na fé real do povo. Ainda em 1937, uma pesquisa da população soviética descobriu que 57% se identificavam como “crentes religiosos”. Como diz Miner, a crença central de Stalin de que toda pessoa racional “naturalmente descartaria superstições religiosas quando um bebê deixa de soar”, provou-se errada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação