The news is by your side.

PL aciona TSE por manifestação pró-Lula em show de Pabllo Vittar

0

Da Redação

O Partido Liberal (PL) acionou neste sábado (26) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a organização do festival de música Lollapalooza, que ocorre neste fim de semana em São Paulo. O partido do presidente Jair Bolsonaro alega que houve propaganda eleitoral antecipada em benefício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o show de Pabllo Vittar, quando o cantor levantou uma toalha com a imagem do rosto de Lula e entoou um coro de “Fora Boslonaro” em sua apresentação na noite de sexta-feira. O presidente também foi xingado no show da inglesa Mariana Diamandis.

“A manifestação política realizada em evento de responsabilidade da representada [organização do Lollapalooza] fere inúmeros dispositivos legais”, afirmam os advogados do PL, segundo documento obtido pela Folha de S. Paulo. Para os advogados do PL, a organização do festival promoveu um “verdadeiro showmício, sendo indiferente se o evento foi custeado pelo candidato ou se o mesmo esteve presente no ato”.

O PL pede que o TSE acione o Lollapalooza imediatamente para que impeça a realização de propaganda eleitoral antecipada ou negativa, em favor ou desfavor de qualquer candidato, sob pena de multa e até interrupção do evento. A advogada da campanha de Bolsonaro, Caroline Lacerda, disse ao jornal que o pedido não fere a liberdade de expressão e que a lei eleitoral é taxativa sobre o que pode ser feito antes do período eleitoral. “Não é permitido usar bandeira de candidatos, colocar número do candidato, pedir voto de candidato, dizer que vai tirar tal candidato. Isso seria uma antecipação negativa ou positiva de campanha eleitoral”, disse.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação