The news is by your side.

Veja vídeo: Will Smith dá um tapa em Chris Rock na cerimônia do Oscar

0

Reuters

O vencedor de melhor ator Will Smith deu um tapa na cara do apresentador Chris Rock e gritou uma vulgaridade para o comediante por fazer uma piada sobre o penteado de sua esposa em um momento chocante ofuscando a cerimônia do Oscar neste domingo (27).

Cerca de 45 minutos depois, ao aceitar seu primeiro Oscar de melhor ator por seu papel em “Rei Ricardo”, Smith pediu desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e seus colegas indicados em um discurso cheio de lágrimas, mas não a Rock.

“Eu quero ser um recipiente para o amor”, disse Smith durante seu discurso de aceitação.

O episódio ofuscou o resto do show de 3 horas e meia e com certeza se tornaria um dos momentos mais memoráveis ​​em 94 anos de prêmios da Academia.

Pode custar a Smith sua excelente reputação em Hollywood, mas não uma acusação criminal, pelo menos por enquanto, já que a polícia de Los Angeles disse que Rock se recusou a registrar um boletim de ocorrência.

O incidente começou quando Rock estava assando alguns dos indicados e zombando da esposa de Smith, Jada Pinkett Smith.

“Jada, eu te amo. ‘GI Jane II’, mal posso esperar para ver”, disse ele, referindo-se ao filme “GI Jane”, de 1997, no qual a atriz Demi Moore raspou a cabeça.

Não ficou claro se Rock, um comediante e ator, estava ciente de que a esposa de Smith sofre de uma doença que causa queda de cabelo.

Mas Smith rapidamente se levantou e marchou em direção ao palco para enfrentar o comediante.

Rock estava com as mãos atrás das costas quando Smith jogou uma mão aberta em seu rosto que produziu um estalo audível, e de uma forma condizente com uma estrela de cinema de ação. Rock de alguma forma ficou de pé.

“Oh, uau! Uau! Will Smith acabou de me dar uma surra”, disse Rock enquanto o público ria, pensando que era uma esquete.

Smith então fez o que pode se tornar uma das frases mais repetidas da história do Oscar quando gritou: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”.

Atordoado com o que acabara de acontecer, Rock disse a Smith que era apenas uma brincadeira, mas Smith gritou sua frase uma segunda vez, mais alto e deliberadamente.

Nesse ponto, muitas estrelas na platéia ofegaram audivelmente ou ficaram em silêncio. Os espectadores no mezanino se levantaram e esticaram o pescoço para tentar vislumbrar.

Rock lutou para resgatar a situação e colocar o show de volta nos trilhos. “Essa foi a maior noite da história da televisão”, disse ele sob aplausos e assobios.

O áudio do programa, transmitido com atraso de alguns segundos nos Estados Unidos, parecia ter sido cortado da transmissão ao vivo para muitos espectadores por causa do idioma. Mas era audível em algumas transmissões, por exemplo, no Japão e na Austrália.

Jada Pinkett Smith disse à Billboard em dezembro que está lutando contra a alopecia, doença autoimune, que pode causar queda de cabelo e calvície.

Rock foi o anfitrião do Oscar duas vezes, em 2005, quando recebeu críticas mistas, e novamente em 2016, quando, durante os protestos #OscarsSoWhite, ele confrontou a Academia pela falta de representação negra.

Smith, de 53 anos, tem sido uma das estrelas mais charmosas e lucrativas de Hollywood, e era conhecido por suas letras de rap limpas quando alcançou a fama na década de 1990 no seriado televisivo “The Fresh Prince of Bel-Air”.

Ele assumiu principalmente papéis de comédia e ação no início de sua carreira no cinema antes de se expandir para o drama. Ele já havia sido indicado duas vezes para melhor ator, por “Ali” de 2001 e pelo filme de 2006 “À Procura da Felicidade”.

Smith ganhou desta vez por interpretar Richard Williams, pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams.

“Richard Williams era um defensor feroz de sua família”, disse Smith, aceitando o prêmio entre lágrimas em uma referência óbvia ao que havia acabado de acontecer.

Smith não mencionou Rock em seu discurso de aceitação, mas disse: “A arte imita a vida – eu pareço o pai louco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor fará você fazer coisas loucas”.

Smith, que enlaçou seu discurso com referências religiosas, também disse à platéia o que o também indicado Denzel Washington disse a ele momentos antes: “No seu momento mais alto, tenha cuidado, é quando o diabo vem atrás de você”.

E seu comentário final antes de deixar o palco foi: “Espero que a Academia me convide de volta”.

A Academia não disse se Smith seria convidado para shows futuros, mas disse no Twitter: “A Academia não tolera violência de nenhuma forma”.

Em um comunicado enviado à mídia, e sem citar nomes, a polícia de Los Angeles disse que os investigadores estavam cientes do incidente, mas que “o indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência”.

Se Rock mudar de ideia, no entanto, Smith pode estar em perigo.

“Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a polícia de Los Angeles estará disponível para completar um relatório investigativo”, disse o comunicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação