The news is by your side.

Pesquisa buscar mapear público consumidor de produtos indígenas

0

Da redação

 

Mapear os consumidores de produtos feitos por indígenas no Brasil, é o objetivo da pesquisa lançada pela Oráculo Comunicação, educação e cultura, com apoio do Hub Pedaço do Mundo e da Editora Sustentável.

A ideia é saber onde está o público consumidor das artes, artefatos, alimentos, biojóias e toda e qualquer produção feita por indígenas no Brasil, a fim de oferecer a esses produtores um conjunto de informações que possam auxiliar na melhoria da sua comercialização. Interessa também, saber quem são as pessoas que não consomem, e por que não consomem.

A iniciativa parte de Naine Terena, da Oráculo Comunicação, um pequeno empreendimento criado por ela e que completa dez anos em 2022. Segundo Naine, a sua própria experiência enquanto uma articuladora de atividades culturais é um dos estímulos para realizar essa pesquisa que não contam com apoio financeiro de nenhuma instituição, apenas com os dois parceiros que apoiam na divulgação e nas próximas etapas, que será a tabulação e publicização dos dados coletados.

“Já estive em diversos lugares da cadeia produtiva da cultura, desde a coordenação de núcleos de economia criativa à consultoria para instituições que querem agregar profissionais indígenas em sua programação e por isso sinto a necessidade de entender quem consome nossas produções para que possamos ampliar um pouco mais as possibilidades de venda, principalmente daqueles que só vivem das artes que transitam entre os artefatos, artesanatos, moda”, explica ela.

A editora Sustentável atua num nicho que envolve publicações ambientais/sociais e culturais e também tem interesse em enxergar como o público vê a literatura indígena em especial a compra das obras dos autores, que tem se auto publicado ou recorrido às editoras.

Assim como a Editora, o Hub Pedaço do mundo, nos últimos anos, tem feito algumas orientações para projetos indígenas e nessa experiência, já verificou alguns desafios, como logística para entregas dos produtos.

Após a tabulação dos resultados, os interessados poderão acessar a pesquisa de forma gratuita. A participação na pesquisa não requer identificação, nem solicita contatos dos entrevistados. Para responder ao questionário basta clicar no link: https://abre.ai/produtosindigenas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação