The news is by your side.

TCU suspende troca do VLT pelo BRT entre Cuiabá e Várzea Grande

0

Da Redação

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão imediata dos procedimentos administrativos para substituir o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) pelo BRT (Bus Rapid Transit) na capital e em Várzea Grande. A cautelar foi assinada pelo ministro Aroldo Cedraz, que atendeu pedido do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

“Defiro pedido de medida cautelar, sem prévia oitiva da parte, e determino ao governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura Logística/SINFRA, que suspenda todos os procedimentos administrativos tendentes à alteração do modal de VLT para BRT”, consta de trecho da decisão.

Conforme a decisão, os autos revelam a inexistência, por exemplo, do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), além da falta de “comprovação do alinhamento à Política Nacional de Mobilidade Urbana, da decisão de substituição do modal, e os planos diretores urbanos da região”.

“Os elementos constantes dos autos não permitem concluir que o estado promoveu certame após escorreita avaliação sistêmica e integrada, com estudos robustos a possibilitar, cumprida toda a legislação pertinente, a substituição do modal de VLT para BRT com vistas à implementação do novo serviço de transporte público”, diz em trecho da decisão.

O TCU deu um prazo de 15 dias para que o governo se manifeste sobre as irregularidades apontadas pelo município. “O que se pretende é que não se dê continuidade a um procedimento de troca de modal de transporte público intermunicipal sem a existência de estudos técnicos exaurientes que demonstrem a viabilidade técnica e econômica da substituição do modal”, ressalta.

Os procedimentos para a instalação do BRT na Grande Cuiabá ficarão suspensos até que seja feita uma nova avaliação do caso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação