The news is by your side.

Proporções épicas

0

 

Um amigo meu faz a gentileza de me enviar pequenos sinais dos tempos que encontra espalhados por toda parte. Sua oferta mais recente é uma fotografia de pessoas extremamente gordas, segurando recipientes sobrenaturalmente grandes de bebidas açucaradas, usando máscaras para “manter a segurança” (como diz a frase moderna). Eles estão vagando por um restaurante de fast food que lhes oferece “um café da manhã épico” – o que, é claro, significa um café da manhã grande o suficiente para manter uma manada de elefantes em calorias por uma semana.

“Épico” e “café da manhã” não são palavras geralmente associadas uma à outra: suponho que Odisseu possa ter tomado um café da manhã épico, mas isso foi há muito tempo. Meu único café da manhã que poderia ser descrito como “épico” foi aquele que tomei com o mais proeminente fanático muçulmano do Daguestão, muitos anos atrás, enquanto a vizinha Chechênia estava em chamas.

O suposto fanático muçulmano conheceu meu amigo de língua russa e eu e trouxe nosso café da manhã com ele. Consistia em uma barra de chocolate ao leite e uma garrafa de conhaque armênio.

Ele estava vestido com o uniforme da Marinha soviética em que havia servido. Gosto de uma bebida tanto quanto qualquer bebedor moderado, mas a ideia de conhaque armênio às nove da manhã me chocou tanto quanto teria chocado um pregador de temperança do século 19.

No entanto, quando em Makhachkala, faça como os Makhachkalians: não senti que poderia recusar. Escusado será dizer que o fanático muçulmano não tomava goles e era russificado a ponto de uma garrafa, uma vez aberta, ter de ser drenada até a última gota. Não me lembro do que foi dito, mas me lembro do meu alívio quando a garrafa estava vazia.

Meu alívio foi apenas temporário, no entanto. Imagine meu horror quando o fanático se afastou por um momento, dizendo que voltaria, e voltou com uma segunda garrafa! Por sorte, decidi que a discrição era a melhor parte da delicadeza social e consegui despejar minha terceira garrafa no solo ao redor de uma planta que estava ao alcance. Se este era o fanático muçulmano do Daguestão, pensei, como devem ser os outros Daguestãos?!

De qualquer forma, isso é o mais próximo que eu já cheguei de um café da manhã épico.

As pessoas na fotografia estavam em cafés da manhã épicos. Eles faziam as morsas parecerem gazelas. Muitas vezes me perguntei como as pessoas se tornam assim. Certa vez fui testemunha de um experimento natural, ou pelo menos não planejado.

Foi na ilha de Nauru, no Pacífico Central. Até 1968, quando conquistou sua independência, o povo da ilha vivia principalmente de subsistência: coco, taro e peixe. Até 1968, a ilha foi explorada pela British Phosphate Commission, um consórcio de interesses britânicos, australianos e neozelandeses, sendo a rocha da superfície da ilha de fosfato inestimável. Uma vez minerada, a terra parecia uma paisagem lunar e se tornou inútil para qualquer coisa.

Em 1968, com a independência, os nauruanos ganharam o controle de seus recursos de fosfato e, por um curto período, estiveram entre as pessoas mais ricas, per capita, do mundo. Eles foram absolvidos da necessidade de ganhar a vida, mas sua ilha, com menos de trinta quilômetros de circunferência e isolada nos vastos espaços do Pacífico, não oferecia muita diversão para aqueles que poderiam ter invejado sua boa sorte. Não havia muito o que fazer, mas o que os nauruanos podiam fazer era comer e beber, e isso eles faziam copiosamente. Eles logo se tornaram as pessoas mais gordas do mundo, com uma taxa de diabetes tipo 2 de cerca de 50%. É provável que tivessem uma predisposição genética para esta doença, revelada apenas pelas circunstâncias.

A ilha foi visitada pelo professor Paul Zimmet, o mais destacado pesquisador australiano em diabetes, e me lembro, na minha ignorância, de pensar que ele era um típico acadêmico, gastando seu tempo com fenômenos obscuros e sem importância para gerar trabalhos científicos. Na verdade, ele estava pesquisando o futuro do mundo. Grande parte desse mundo tornou-se nauruano, pelo menos em seus padrões de consumo excessivo. Em suma, Nauru liderou o mundo.

Os nauruanos não tinham uma dieta sofisticada e gostavam de bebidas doces, assim como as pessoas da fotografia que meu amigo me enviou. A partir desta fotografia, você poderia imaginar, pelo tamanho dos pratos que eles carregavam, que eles estavam se preparando para uma catástrofe iminente que os separaria de seu sustento. Mas não: eles estavam simplesmente fazendo o que sempre faziam – comiam e bebiam demais.

Quem é o culpado? Por mais que afirmemos estar buscando uma explicação, somos tão constituídos como seres humanos que estamos constantemente em busca do culpado por tudo o que é lamentável em nossa existência. Com isso, não apenas infundimos o mundo com significado moral, mas deve-se admitir que a culpa é muito mais divertida do que a mera explicação. Culpar constitui metade da conversa comum.

As pessoas variam quanto a quem culpam pela obesidade. Existem dois pólos de pensamento. Pode-se culpar os fornecedores de cafés da manhã épicos e similares, que buscam o máximo de lucro possível e são totalmente indiferentes ao bem-estar de seus clientes; o outro culparia a fraqueza de vontade de quem consome cafés da manhã épicos. Afinal, estes últimos têm escolha; eles não são realmente pressionados a comprar e comer cafés da manhã épicos.

Quanto a mim, desvio um pouco bêbado entre esses dois pólos. Se fraqueza de vontade é a explicação, deve ter havido uma epidemia disso para explicar a epidemia mundial de obesidade. Por outro lado, os seres humanos individuais ainda têm o livre-arbítrio. Eu tendo a ganância e não posso culpar ninguém além de mim mesmo.

Uma coisa que notei: as pessoas obesas podem ser quase evangelísticas para a obesidade, como se quisessem se justificar. Se todos são obesos (ou muitas pessoas são), ninguém é obeso e a responsabilidade individual é, portanto, revogada. Pessoas gordas tendem a ter cachorros gordos, pelo menos na minha pesquisa de palha. Vivemos em um mundo que está se tornando como o de uma pintura de Fernando Botero, sem o humor.

Quando vejo grosseiramente, até grotescamente, pessoas gordas como as da fotografia, fico primeiro irritado e depois, um pouco mais tarde, triste; pois qualquer que seja a causa de sua obesidade, eles certamente devem sofrer como resultado disso.

 

Theodore Dalrymple é médico psiquiatra e escritor. Aproveitando a experiência de anos de trabalho em países como o Zimbábue e a Tanzânia, bem como na cidade de Birmingham, na Inglaterra, onde trabalhou como médico em uma prisão, Dalrymple escreve sobre cultura, arte, política, educação e medicina. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação