The news is by your side.

Arquimedes foi o gênio por trás do Mecanismo de Anticítera?

 

No ano de 1901, um grupo de mergulhadores inspecionava os restos de um naufrágio nos arredores da ilha grega de Anticítera, quando se depararam com esse artefato de cerca de 30 centímetros nas profundezas do mar. A sua complexidade era tal que, a princípio, pensaram que era falso. No entanto, após um estudo cuidadoso, descobriu-se que esse curioso dispositivo tinha mais de 2.000 anos.

Fotografia do Mecanismo Anticitera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia) | Fonte: Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Para que serve?

Atualmente, o Mecanismo de Anticítera está preservado no Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Por mais de um século, os cientistas tentaram entender seu funcionamento, embora não fosse fácil, porque apenas um terço da peça original permanece. Os primeiros raios-X mostraram 30 engrenagens metálicas independentes que tinham uma série de inscrições indecifráveis ​​gravadas nelas.

Fotografia de alguns fragmentos separados do Mecanismo de Antikythera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia) | Fonte: Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Foi ano de 2021, que se descobriu que essas inscrições correspondiam aos planetas, o Sol e a Lua. Para chegar a essa conclusão, o Dr. Tony Freeth, da University College London, usou uma sofisticada tomografia de raios-X.

“No mundo antigo, as pessoas eram fascinadas por astronomia. Não havia iluminação pública para gerar poluição luminosa”, explicou o Dr. Freeth. “Os corpos astronômicos apresentavam movimentos cíclicos regulares, mas eram complicados e difíceis de entender e prever”, pelo menos pelas fórmulas matemáticas usadas na época.

Ele acrescentou: “Um gênio do mundo antigo criou uma máquina que previu as posições (como vistas da Terra) do Sol, da Lua e dos planetas, previu a fase da Lua e os eclipses do Sol e da Lua. E fazia isso com o giro de uma alça na lateral, que poderia definir a máquina para uma data específica. À medida que a manivela é girada, todos os preditores astronômicos giram em velocidades diferentes”.

Obra de Arquímedes?

Arquimedes é considerado o maior matemático da antiguidade e um dos maiores físicos de todos os tempos. Ele inventou vários tipos de máquinas para usos militares e civis, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome.

Para o Dr. Tony Freeth, esse “gênio do mundo antigo” não poderia ser outro senão Arquimedes, que nasceu em Siracusa, na Sicília, em 287 aC. Entre as evidências que sugerem a participação de Arquimedes nesse projeto, está a referência no livro De re publica, do político romano Marcus Tullius Cicero (106-43 aC), que escreveu: “Arquimedes havia inventado uma maneira de representar com precisão esses movimentos por meio de um único dispositivo para girar o globo… com suas diferentes velocidades”.

Ilustração do retrato de Arquimedes pertencente ao livro "O mundo físico: gravidade, gravitação, luz, calor, eletricidade, magnetismo, de A. Guillemin | Fonte: Antigo Fundo da Biblioteca da Universidade de Sevilha

A realidade é que não é possível ter certeza da autoria do Mecanismo de Anticítera. No entanto, podemos ter certeza da hora e do local onde foi usado. Isso torna necessário reformular tudo o que sabíamos sobre a Grécia Clássica, pois os avanços científicos que eles alcançaram vão muito além do que imaginávamos.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação