The news is by your side.

Cervejaria finlandesa lança cerveja da OTAN para marcar pedido de adesão

0

Da Redação

Uma pequena cervejaria finlandesa lançou uma nova cerveja para brindar à candidatura de seu país à aliança militar da Otan. A cerveja é chamada Otan olutta – a primeira palavra é uma brincadeira com a variação francesa das iniciais da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

O nome completo também significa “Vou tomar uma cerveja” em finlandês.

A bebida tinha “um gosto de segurança com um toque de liberdade”, disse Petteri Vanttinen, presidente-executivo da Olaf Brewing, de gerência familiar, à Reuters.

A Finlândia e a Suécia se inscreveram para ingressar na Otan na quarta-feira, uma decisão estimulada por seu alarme sobre a invasão da Rússia de outro vizinho, a Ucrânia.

Moscou inicialmente ameaçou retaliação não especificada. “Estamos sob o braço do urso aqui, por assim dizer”, disse Vanttinen na cervejaria em Savonlinna, no leste da Finlândia.

Mas ninguém estava em pânico, acrescentou. “Podemos tomar uma cerveja agora que chegamos tão longe no processo. Acredito que reflete muito bem a mentalidade finlandesa que apenas mantivemos a calma. Não há motivo para alarme.”

As latas azuis e brancas combinam com o esquema de cores da OTAN e mostram um cavaleiro segurando uma caneca de cerveja espumante, com o logotipo da aliança estampado em sua armadura.

A cervejaria recebeu o nome do vizinho Castelo de St. Olaf, uma fortaleza de pedra medieval fundada em 1475 para defender a Finlândia, então um interior do reino sueco, contra invasores da república de Novgorod, antecessora da Rússia moderna.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação