The news is by your side.

PGR quer arquivar investigação sobre conduta de Bolsonaro na pandemia

0

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu contra a decisão da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado a continuação da investigação da CPI da Covid. A Polícia Federal apura suspeitas de charlatanismo por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria defendido o tratamento precoce no combate ao coronavírus.

“Firmada a posição do Ministério Público pela carência de justa causa para a deflagração de ação penal, com a promoção de arquivamento e pedido direcionado ao Supremo Tribunal Federal, não cabe ao magistrado determinar diligências probatórias de ofício”, escreveu Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral.

No documento, Lindôra (PGR) destacou que a palavra final sobre a condução da investigação tem de ser do Ministério Público. Além disso, ela também solicitou o arquivamento do caso. Depois que Rosa Weber tomou posse da presidência da Suprema Corte, o ministro Luiz Fux tornou-se o relator da investigação.

Anteriormente, a presidente acolheu um pedido dos senadores da CPI da Covid para que o STF aguardasse a PF terminar a análise de provas da CPI antes de acatar o pedido de arquivamento da PGR.

Em julho deste ano, os senadores que integram a CPI da Covid acionaram o STF pedindo que Augusto Aras, procurador-geral da República, e Lindôra fossem investigados por prevaricação.

“A atuação da gestão Aras, depois de quase três anos, deixa evidente o modus operandi da blindagem: abertura de procedimentos preliminares para não envolver a Polícia Federal, que participaria, se houvesse inquérito aberto, e, após o caso esfriar, pedir para arquivar”, informa o texto. “A conduta sorrateira, sempre ganhando tempo para, após, arquivar, sem jamais ter sequer aberto um inquérito, deve ser combatida.”

A petição foi protocolada depois que Lindôra pediu o arquivamento de sete apurações instauradas no STF contra Bolsonaro, e alguns aliados do Planalto, com base no relatório final da comissão.

 

Revista Oeste

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação