The news is by your side.

Fivela de cinto medieval descoberto na República Tcheca pode ser de culto pagão desconhecido

0

 

A representação de um um dragão (ou uma cobra) devorando um sapo em uma fivela de cinto medieval descoberto na República Tcheca pode ser um símbolo de um culto pagão desconhecido. O encaixe ou fivela de bronze foi encontrado por um detector de metais perto da vila de Lány, cerca de 32 quilômetros de Praga.

Os arqueólogos primeiro pensaram que o desenho central – uma cobra ou dragão devorando uma criatura semelhante a um sapo – deveria ser único. Mas desde então eles descobriram que, nos últimos doze anos, artefatos quase idênticos foram descobertos na Alemanha, Hungria e em outros lugares da República Tcheca.

“Percebi que estávamos olhando para um culto pagão até então desconhecido que ligava diferentes regiões da Europa central no início da Idade Média, antes da chegada do cristianismo”, disse Jiří Macháček, arqueólogo da Universidade Masaryk, autor do estudo publicado no Journal of Archaeological Science.

“O motivo de uma serpente ou cobra devorando sua vítima aparece na mitologia germânica, ávara e eslava”, disse ele. “Hoje, só podemos especular sobre seu significado exato, mas no início da Idade Média, conectou os diversos povos que viviam na Europa Central em um nível espiritual.”

O encaixe do cinto ou fivela foi feito de bronze por volta do século VIII. Seu desenho central mostra uma cobra ou dragão devorando uma criatura semelhante a um sapo, que os pesquisadores agora pensam ser um símbolo religioso pagão. (Crédito da imagem: MU Faculdade de Artes)

 

Pesquisas anteriores sugerem que tais acessórios de cinto foram produzidos na Europa Central nos séculos VII e VIII e geralmente eram usados por ávaros – um povo nômade, que se acredita ser da estepe euroasiática, que se estabeleceu na bacia dos Cárpatos, onde hoje é a Hungria, a partir do século VI.

Os ávaros estabeleceram um estado nômade em grande parte da Europa Central, e algumas de suas modas foram adotadas por outros povos da região, muitos deles eslavos, disseram os pesquisadores.

Análises com fluorescência de raios X, microscopia eletrônica de varredura e outras técnicas mostraram que os objetos eram originalmente fortemente dourados e que todos os quatro eram feitos de cobre extraído nas montanhas de minério eslovacas, que agora estão na Eslováquia.

Uma análise de suas formas com base em modelos 3D virtuais sugeriu que algumas das fivelas ou acessórios vieram da mesma oficina ou foram feitos a partir de um modelo comum, usando o método de “cera perdida” de fundição de bronze.

Os pesquisadores disseram que a impressionante semelhança dos objetos aponta para a “existência de um culto pagão até então desconhecido que conectou diversas populações de origem variada durante o início da Idade Média”.

Não se sabe o que a cobra – ou dragão – e a criatura semelhante a um sapo realmente significavam. Mas os pesquisadores observaram que lutas com uma cobra ou dragão são comuns em mitos de criação pagã, como “o contraponto entre duas forças opostas representando o ato central do cosmogônico (…) mito”, embora a “interação” entre a cobra e o sapo possa estar ligada a práticas de culto à fertilidade, escreveram no estudo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação