The news is by your side.

‘Deixamos de ser colônia em 1822’, diz Moraes após crítica dos EUA

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822. E com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, disse o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (27), durante sessão no plenário da Corte. A fala do ministro é uma resposta à administração de Donald Trump, que criticou as penalidades aplicadas pelo STF às plataformas digitais, alegando que tais ações são “incompatíveis com os valores democráticos”.

Em sua fala, Moraes ainda mencionou a Organização das Nações Unidas (ONU), dizendo que os “Estados-membros permanecem com o mesmo ideário daquela época: a luta contra o fascismo, o nazismo e o imperialismo em todas suas formas, presencial e virtual, e também a defesa da democracia e a consagração dos direitos humanos, sem discriminação, coação ou hierarquia entre estados”.

No embate mais recente, Moraes determinou a suspensão da plataforma de vídeos Rumble no território brasileiro por descumprimento de ordens judiciais. A Rumble e a Trump Media & Technology Group Corp., ligada a Trump, moveram um processo contra o magistrado na Justiça americana. No último sábado (22), as duas empresas entraram com uma nova ação na Justiça americana contra o ministro, contestando o bloqueio da plataforma no Brasil.

Nesta semana, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para impedir a entrada de autoridades estrangeiras que violam a Primeira Emenda da Constituição americana – que garante a liberdade de expressão – de entrarem no país.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação