quarta-feira, 28 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

Moraes nega pedido para reter passaporte de Eduardo Bolsonaro

Foto: Gustavo Moreno/STF

 

Nesta terça-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão foi proferida por Moraes após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que afirmou não haver elementos suficientes que indicassem que o parlamentar tivesse cometido crimes para justificar a abertura de uma investigação.

Eduardo foi alvo de uma notícia-crime apresentada pelo líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ). Na ação, o petista solicitava a abertura de uma investigação criminal contra Eduardo e pedia a apreensão do seu passaporte. Lindbergh o acusava de “trabalhar contra os interesses nacionais para constranger o Supremo Tribunal Federal”.

Mais cedo, Eduardo anunciou que permanecerá nos Estados Unidos, alegando sofrer ameaças do ministro Alexandre de Moraes. “Aqui poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e sua Gestapo [referência à polícia secreta da Alemanha nazista] da Polícia Federal merecem”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Leia também