The news is by your side.

Sindicato de irmão de Lula é alvo da PF por fraudes no INSS

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) se tornou alvo da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (23). José Ferreira da Silva, mais conhecido como Frei Chico é vice-presidente da associação e também irmão do presidente Lula (PT).

O Sindnapi/FS está entre os suspensos pela Controladoria Geral da União (CGU) de forma administrativa e pode responder criminalmente pelas fraudes. Em 2024, o sindicato do irmão de Lula recebeu, aproximadamente, R$ 77,1 milhões em contribuições.

A operação da PF investiga o desvio de contribuição sindical não autorizada de aposentados e pensionistas, com a utilização de falsificação de assinaturas de beneficiários entre outros crimes. No total, R$ 6,3 bilhões podem ter sido desviados ilegalmente por pelo menos 11 sindicatos.

São eles: Ambex (2017); Sindinap/FS (2014); AAPB (2021); AAPEN (anteriormente denominada ABSP) (2023); Contag (1994); AAPPS Universo (2022); Unaspub (2022); Conafer (2017); APDAP Prev (anteriormente denominada Acolher) (2022); ABCB/Amar Brasil (2022); CAAP (2022).

De acordo com relatório da CGU, 76,9% dos descontos realizados por essa entidade não foram autorizados pelos beneficiários, segundo levantamento com base em entrevistas com 1.300 aposentados.

Esta foi a primeira fase da investigação que se tornou pública com a operação. Com as apreensões de celulares e computadores, outras fases devem detalhar a participação de cada responsável pelas fraudes.

O Sindnapi/FS diz que apoia a investigação, mas não comenta acusações. Em nota, o sindicato disse que “investir em uma investigação detalhada também serve para fortalecer a credibilidade das instituições que, como o Sindnapi, buscam dar apoio e garantir os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos”.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação