Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POLÊMICA

Gestão escolar terceirizada: proposta de Abilio quer mudar direção nas escolas municipais

Kamila Araújo

0

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), reafirmou sua intenção de terceirizar a gestão administrativa das escolas da rede municipal. A ideia é melhorar a organização interna e o funcionamento das unidades escolares.

Ele frisa, contudo, que a proposta não atinge a parte pedagógica. “Queremos terceirizar a gestão, não a parte pedagógica. A parte pedagógica continua com os educadores. Mas diretoria, secretaria e a organização geral da escola passariam a ser feitas por profissionais da gestão contratada. É o nosso desejo”, afirmou o prefeito nesta quinta-feira (07).

Em suma, a proposta prevê que os diretores, que hoje acumulam funções administrativas e pedagógicas, retornem para a sala de aula. As funções de gestão, como administração da unidade, secretaria escolar e merenda, seriam executadas por empresas especializadas contratadas por meio de parcerias ou licitações.

“Os diretores que são professores vão voltar para a sala de aula. A ideia é profissionalizar a gestão administrativa das escolas, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento aos alunos e à comunidade escolar”, explicou.

Abilio também criticou o que considera uma crise de valores dentro das escolas, atribuindo parte dos problemas à má gestão e à falta de disciplina em algumas unidades.
Segundo ele, a terceirização e a transformação para escolar cívico-militar são alternativas para restabelecer a ordem.

“A valorização s prostituição da mulher, da música que estimula o tráfico de droga, do exemplo de traficantes ou de pessoas de má influência dentro do espectro escolar, a valorização de uma cultura degenerativa dos valores, o desrespeito aos pais, o desrespeito aos professores, isso não existe numa escola militar. Um pai ou um aluno desrespeitar um professor dentro de sala de aula, não existe uma escola militar. Se isso acontecer, você há punições sérias sobre isso. Agora, dentro de uma escola convencional, olha o que que nós estamos assistindo na internet”, disse frisando que isso também está no radar do município.

“No município de Cuiabá, nós estamos estudando quais serão as medidas. Nós já estamos discutindo a terceirização da gestão, gestão, não a parte pedagógica, a gestão. E se necessário, se a gente encontrar parcerias, fazer a escola sempre com militar também, não vejo problema”, disse.

A privatização

A proposta de terceirização ainda está sendo estudada pela equipe técnica da Prefeitura e deve ser detalhada nos próximos meses. A expectativa é que, caso implementada, a medida promova mudanças significativas na forma como as escolas são geridas atualmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação