15 FEMINICÍDIOS
Mauro Carvalho defende tolerância zero e destaca atuação da Delegacia 24 Horas da Mulher
Muvuca Popular
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, afirmou que o Governo do Estado mantém atuação permanente no combate à violência doméstica e ao feminicídio, durante fala sobre a instalação da Delegacia Especializada da Mulher 24 Horas em Várzea Grande. Neste ano, já somam 15 o número de feminicídios.
A manifestação ocorreu após o primeiro caso registrado poucas horas depois da inauguração da unidade, quando o suposto agressor chegou a comparecer posteriormente à delegacia.
Segundo Mauro Carvalho, o governo trata o tema como uma questão “complexa e sensível” e demonstrou preocupação com o avanço dos casos de violência contra mulheres, crianças, pessoas com deficiência e demais grupos vulneráveis.
“O Estado firmou um pacto com todas as instituições envolvidas para combater a violência doméstica, a violência contra pessoas com deficiência e a violência contra a mulher”, afirmou.
O secretário destacou que, além das medidas operacionais e de segurança, o governo também pretende fortalecer ações de conscientização social e valorização da família.
“Acreditamos que é fundamental promover a reflexão sobre a importância da família, do respeito à mulher, à criança e ao próximo. Precisamos construir um ambiente mais seguro e harmonioso”, disse.
Mauro Carvalho afirmou ainda que o governo trabalha com política de “tolerância zero” contra a violência e ressaltou a atuação conjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), da Secretaria de Justiça (Sejus) e do gabinete da delegada Marielle na construção de políticas públicas voltadas à proteção das vítimas.
“A meta é alcançar índice zero de feminicídio. Só teremos motivo para comemorar quando isso acontecer”, pontuou.
Durante a entrevista, o secretário também comentou ações voltadas à ressocialização de adolescentes infratores e reeducandos do sistema prisional. Segundo ele, o Estado prepara o lançamento de um programa de estágio voltado a jovens em processo de ressocialização, com vagas em secretarias estaduais e convênios com municípios.
Além disso, o governo aprovou 2.880 vagas para cursos profissionalizantes destinados a reeducandos, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Entre as áreas ofertadas estão costura, alvenaria e mecânica.
O secretário destacou ainda que novas estruturas do sistema prisional deverão priorizar a contratação de mão de obra formada por pessoas em cumprimento de pena, como forma de promover geração de renda, reinserção social e remição de pena por meio do trabalho.


