Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ESFORÇO COLETIVO

TRE monta força-tarefa para blindar eleições de 2026 e reforça parceria com forças de segurança

Renato Ferreira

0

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Serly Marcondes Alves, afirmou na manhã desta terça-feira (26) que a segurança das eleições de 2026 e o fortalecimento da relação institucional com a imprensa serão prioridades da nova gestão da Corte eleitoral.

Durante entrevista concedida após agenda institucional, a desembargadora destacou que o TRE mato-grossense já possui tradição consolidada na atuação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pelo planejamento estratégico de segurança do processo eleitoral.

Segundo Serly, a coordenação do grupo ficará sob responsabilidade da juíza Edna Coutinho, que passará a conduzir oficialmente as demandas relacionadas à segurança interna e externa das eleições.

“O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já tem uma tradição de gestão do GGI. Quem fará essa gestão é a doutora Edna Coutinho, nomeada para esse fim. A partir de hoje, é ela quem falará sobre segurança pelo tribunal”, afirmou.

A presidente também comentou a recente reunião realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, destacando alinhamento entre o TRE-MT e as diretrizes estabelecidas pela nova gestão nacional da Justiça Eleitoral, comandada pelo ministro Nunes Marques.

Segundo Serly, o novo momento vivido pelo TSE estabelece princípios voltados à transparência, estabilidade institucional e fortalecimento da democracia.

Ao falar sobre o cenário eleitoral de 2026, a desembargadora fez questão de enfatizar a importância da imprensa no relacionamento entre a Justiça Eleitoral e a sociedade mato-grossense.

“Se até agora o TRE de Mato Grosso conseguiu se relacionar com a sociedade, foi graças ao relacionamento com a imprensa. Sou muito grata por essa parceria, pela transparência e pela verdade”, declarou.

Serly ressaltou ainda que o fechamento do cadastro eleitoral e o alcance das campanhas institucionais só obtiveram resultados positivos em razão da colaboração dos veículos de comunicação.

“O relacionamento com a imprensa, a partir de agora, é fundamental. Então eu conto com os senhores. Vocês contem comigo também para tudo aquilo que pudermos construir da melhor maneira possível”, afirmou.

A magistrada também destacou a importância da instalação oficial do Gabinete de Gestão Integrada para o processo eleitoral do próximo ano.

A instalação do Gabinete de Gestão Integrada representa um passo fundamental para o fortalecimento da segurança, da organização e da transparência das Eleições Gerais de 2026 em Mato Grosso. A atuação conjunta entre a Justiça Eleitoral, forças de segurança e instituições parceiras garante maior eficiência no planejamento e na resposta às demandas do processo eleitoral, assegurando tranquilidade para eleitoras e eleitores em todo o estado.

O GGI 2026 foi instituído por meio da Portaria TRE-MT nº 459/2025 e reúne representantes da Justiça Eleitoral, Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Civil de Mato Grosso, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, além de concessionárias de serviços públicos e outros órgãos parceiros.

Segundo a presidente do TRE-MT, o gabinete terá papel estratégico no enfrentamento de eventuais ameaças à normalidade do processo eleitoral, atuando diretamente na coordenação das ações de segurança das eleições de 2026 em Mato Grosso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação