quinta-feira, 29 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

APURAÇÃO

Em menos de 40 dias, dois deputados de MT viram alvos de operações

Muvuca Popular

Em um intervalo inferior a 40 dias, dois deputados estaduais de Mato Grosso foram alvos de operações policiais. O primeiro caso ocorreu em 30 de abril, quando o deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo) foi alvo da Operação Emenda Oculta, deflagrada pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), do Ministério Público Estadual. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os investigadores encontraram cerca de R$ 200 mil em dinheiro vivo.

A operação apura um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao município de Cuiabá. Além de Elizeu, também foi alvo da investigação o vereador por Cuiabá Cezinha Nascimento (União Brasil), irmão do parlamentar.

Já nesta segunda-feira (8), foi a vez do deputado estadual Faissal Calil (PL) ser alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal durante a Operação Gemini.

A investigação busca aprofundar apurações sobre um suposto esquema de comercialização de decisões judiciais e lavagem de dinheiro envolvendo integrantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Durante a ação, os agentes apreenderam o aparelho celular do parlamentar.

Outro alvo da operação foi o desembargador afastado Dirceu dos Santos, investigado no mesmo procedimento. Antes de ingressar na vida política, Faissal atuou como chefe de gabinete do magistrado.

Os parlamentares negam práticas delituosas.

Leia também