"FARMAR AURA"
Abilio diz que reunião de “pessoas com problemas emocionais” está liberada, mas cobra licença
Muvuca Popular
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), mudou o tom e afirmou que a Prefeitura não vai impedir a reunião de pessoas no Parque das Águas para “farmar aura”. A mudança ocorre após a repercussão da decisão inicial de barrar o campeonato anunciado nas redes sociais, que chegou a ganhar destaque na imprensa nacional.
Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (23), Abilio explicou que a intervenção do Município ocorreu porque a convocação foi interpretada como a realização de um evento formal, com características de competição e premiação. Segundo ele, encontros espontâneos em espaços públicos estão liberados, mas atividades organizadas com competição, premiação e um responsável identificado precisam de autorização prévia.
“Fazer concentração de pessoas em um parque, uma praça, em qualquer lugar, não tem problema nenhum. O que acontece é que eu vi o vídeo falando que haveria um campeonato profissional, ou seja, um evento com premiação e tudo. Um campeonato profissional precisa de licença para acontecer dentro das áreas públicas”, afirmou.
Apesar de voltar atrás sobre a proibição, o prefeito manteve as críticas à mobilização e afirmou que não vê problemas caso o encontro seja apenas uma reunião informal. Em tom irônico, classificou a iniciativa como motivo de “vergonha alheia” e voltou a criticar os participantes.
“Se for acontecer um encontro de pessoas com problemas emocionais, zero problema, apenas a vergonha alheia. Agora, se for acontecer um campeonato profissional, ou seja, um evento organizado com responsável, aí terá penalidades, incluindo multas e outras ações”, declarou.
Abilio também ironizou o influenciador responsável pela divulgação da iniciativa e fez referências ao nome de registro dele e a um personagem bíblico.
A polêmica começou depois que o prefeito anunciou que não permitiria a realização do campeonato, previsto para este fim de semana no Parque das Águas. Na ocasião, ele afirmou que a atividade não apresentava interesse público e criticou a proposta, chegando a dizer que os participantes poderiam se arrepender futuramente de ter participado.
O episódio ganhou ainda mais repercussão após o prefeito admitir que desconhecia o significado de “farmar aura”. Questionado sobre a expressão, Abilio chegou a relacioná-la à orientação sexual. Depois de ser informado de que o termo não tinha esse significado, manteve o posicionamento.
Nas redes sociais, “farmar aura” é uma expressão usada para definir situações em que alguém busca aumentar sua popularidade, admiração ou influência por meio de atitudes, estilo, postura ou performances. A tendência ganhou força principalmente entre usuários do TikTok e Instagram.


