terça-feira, 20 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

ÚLTIMAS ESPERANÇAS

Cuiabá enfrenta Londrina em jogo que pode decretar rebaixamento e manter vivo sonho do acesso

Bebeto Dias

O Cuiabá entra em campo nesta terça-feira (20) com dois cenários em jogo na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto tenta manter vivas as últimas esperanças de acesso à Série A de 2027, o Dourado pode confirmar o rebaixamento do Londrina para a terceira divisão nacional. O confronto acontece às 18h30 (de MT), no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), no Paraná, pela 34ª rodada.

Com 47 pontos e na 11ª colocação, o Auriverde da Baixada está a sete pontos do Atlético-GO, sexto colocado e último integrante da zona de classificação aos playoffs de acesso. Depois da derrota por 1 a 0 para o Avaí, na Arena Pantanal, o Cuiabá viu suas chances diminuírem consideravelmente.

Uma vitória nesta terça-feira reduziria provisoriamente a distância para quatro pontos, restando apenas quatro rodadas para o encerramento da competição. Além de vencer seus compromissos, o Dourado precisará contar com tropeços de adversários como Atlético-GO, CRB, Sport, Goiás e Operário-PR.

Cuiabá pode rebaixar mais um adversário

Se para o Cuiabá o confronto representa uma última tentativa de reação, para o Londrina a situação é ainda mais delicada.

O Tubarão ocupa a 18ª colocação, com 29 pontos, e acumula seis partidas consecutivas sem vencer na Série B. Uma derrota diante do time mato-grossense confirmará matematicamente seu rebaixamento à Série C.

Isso porque o Náutico, primeiro clube fora da zona de descenso, soma 42 pontos. Com apenas 12 pontos restantes em disputa após esta rodada, o Londrina não conseguiria mais alcançar a equipe pernambucana em caso de derrota.

O Cuiabá já esteve envolvido em uma situação semelhante nesta reta final. No dia 3 de outubro, o Dourado venceu a Ponte Preta por 2 a 0, na Arena Pantanal, com gols de Kauan Cristtyan e Pedro Henrique, resultado que decretou o rebaixamento da equipe paulista.

Mudanças no elenco e oportunidades para a base

Com a possibilidade de acesso cada vez mais distante, o Cuiabá também começou a movimentar o planejamento para 2027.

Os atacantes Fábio Gomes, Rodrigo Rodrigues e Ramon, além do volante Pepê, tiveram suas saídas antecipadas e não fazem mais parte do elenco para o restante da temporada. O zagueiro Alan Empereur também está fora e negocia uma rescisão contratual.

As mudanças podem abrir espaço para jogadores formados nas categorias de base do clube. Sob o comando de Eduardo Barros, a expectativa é que alguns jovens recebam oportunidades nas últimas rodadas da Série B.

Entre os nomes que podem ganhar espaço estão Nathan Cruz e Mansano, destaques do Cuiabá na Copa FMF 2026. A equipe auriverde mantém aproveitamento de 100% na competição estadual, utilizando predominantemente atletas da base, e possui a melhor campanha do torneio.

Diante de um adversário ameaçado pelo rebaixamento, o 🔰 Cuiabá tenta encerrar a sequência de dois jogos sem vitória e manter alguma esperança de alcançar o G-6 nas rodadas finais.

PACAEMBU 1260px X 120px 6 MESES

Leia também