
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, celebrou nesta quarta-feira (11) a posição de destaque do estado no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Mato Grosso obteve a terceira colocação com menor desigualdade de renda entre pessoas com 14 anos ou mais de idade.
O estudo utiliza como base o Índice de Gini, um dos principais indicadores socioeconômicos utilizados para medir a distribuição de renda em uma população — quanto menor o índice, menor a desigualdade.
“Essa posição é fruto de muito trabalho do nosso povo, do setor produtivo e das iniciativas do Estado para geração de emprego, capacitação e desenvolvimento em todas as regiões. Parabéns a todos os mato-grossenses que fazem deste estado um verdadeiro Brasil que dá certo!”, comemorou o governador em publicação nas redes sociais.
De acordo com o CLP, a premissa do Ranking é que a competição saudável entre os estados. Uma dinâmica que incentiva a melhoria dos serviços públicos, promove justiça e equidade, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
A metodologia do levantamento reúne indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Com isso, o ranking permite comparações diretas entre os estados, oferecendo uma avaliação ampla de atributos econômicos e sociais muitas vezes difíceis de mensurar.